Visando o Reforço de Parcerias IIAM Recebe Entidades Nacionais
Texto: Sónia Nhantumbo e Albertina Alage
O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) recebeu, na passada sexta-feira, a visita de distintas entidades nacionais, com o objectivo de fortalecer parcerias estratégicas e promover a troca de experiências em prol do desenvolvimento tecnológico e da inovação agrária. Entre os visitantes destaca-se o Meritíssimo Carlos Mondlane, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo, e a Sra. Saquina Muthambe, representante do Movimento Moçambicano de Mulheres Rurais (MMMR), os quais manifestaram interesse em conhecer, de forma mais aprofundada, as actividades desenvolvidas pelo IIAM.
Na ocasião, a Professora Doutora Zelia Menete, Directora- Geral do IIAM, apresentou a visão estratégica da instituição, à luz do seu Plano Estratégico, bem como os principais programas e projectos em curso nas diversas áreas agroecológicas do país. Foram destacadas, ainda, iniciativas de melhoramento genético em geral e de biotecnologia agrária moderna, sobretudo em resposta aos desafios das mudanças climáticas e ao controlo de pragas e doenças. A Directora frisou a importância de uma articulação permanente e dinâmica com diversos actores do desenvolvimento agrário e da sociedade em geral, como elemento fundamental para o cumprimento da missão do IIAM. Segundo ela, o conhecimento e as inovações tecnológicas geradas pelo Instituto devem contribuir de forma efectiva para o aumento da produção e produtividade agrárias.
Zélia Menete salientou que as visitas ao IIAM Sede e às suas sub-unidades são de extrema importância, pois reforçam a ponte entre a ciência e a sociedade, aumentam a visibilidade institucional e permitem que diversos actores compreendam a relevância da investigação agrária e participem da sua agenda para o desenvolvimento económico e social de Moçambique.
A visita incluiu um périplo pelos laboratórios de solo, unidades de processamento de sementes, sistema de informação geográfica, herbário nacional e sector de florestas, onde os visitantes puderam interagir com técnicos e investigadores. No laboratório de solos, foi destacada a existência de equipamentos científicos modernos para análise física e química de solos coletadas em várias regiões do país. Na unidade do Sistema de Informação Geográfica (SIG), explicou-se o papel do SIG na recolha, armazenamento, análise e representação de dados geográficos sobre os recursos naturais, uso do solo e do seu papel na tomada de decisões para planeamento agrário e monitoria de culturas.
Na visita ao Herbário Nacional, foram apreciadas amostras botânicas representativas da flora nacional e foi explicada a importância do herbário como referência científica para a identificação de plantas e contribuição à conservação da biodiversidade. Os técnicos florestais explicaram que se dedicam sobretudo a realização de estudos e monitoria de espécies florestais, reflorestamento, uso sustentável da madeira e conservação dos ecossistemas. No Banco de Germoplasma foi partilhado com os visitantes que a unidade é uma instalação especializada na conservação de sementes, estacas, raízes ou tecidos de diversas espécies agrícolas.
Carlos Mondlane destacou a importância estratégica da investigação cientifica para o desenvolvimento sustentável do país. Expressou admiração pelo trabalho técnico e científico realizado pela instituição, sobretudo nas áreas de melhoramento genético, conservação de recursos naturais e apoio à agricultura familiar. O Juiz referiu que a ciência e a inovação agrícola são fundamentais para garantir a segurança alimentar e impulsionar a economia nacional, e ficou impressionado com a organização e o profissionalismodas equipas técnicas do IIAM.
Mondlane considerou que parcerias interinstitucionais entre a justiça, a ciência e os sectores produtivos devem ser fortalecidos, especialmente para promover a transparência, sustentabilidade e eficiência na gestão dos recursos públicos e naturais. Ao terminar, encorajou o IIAM a continuar a desenvolver tecnologias acessíveisaos pequenos produtores e garantiu que as instituições do sector judicial estarão sempre disponíveis para colaborar na defesa da pesquisa pública e da inovação.
Por sua vez, Saquina Mucavele elogiou o papel da investigação agrária no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da inclusão das mulheres, que ainda enfrentam desigualdades no acesso a tecnologias, formação e recursos produtivos. Mencionou queo IIAM desempenha um papel central no desenvolvimento de soluções tecnológicas adaptadas à realidade dos pequenos produtores, sobretudo das mulheres em zonas rurais. Em nome das Mulheres Rurais, Saquina manifestou interesse em fortalecer parcerias com o IIAM, com vista a promoção de acções conjuntas de capacitação, inclusão e promoção de género no sector agrário.
Conforme destacou a Directora-Geral do IIAM, esta visita representa uma oportunidade valiosa para a instituição fortalecer laços com actores estratégicos nacionais e reforçar o seu papel como centro de excelência na produção de conhecimento científico e tecnologias adaptadas às necessidades dos agricultores moçambicanos. A Direcção do IIAM reiterou o seu compromisso em manter as portas abertas para todas as iniciativas que visem dinamizar o sector agrário através da ciência, inovação e cooperação.




0 Comments