No âmbito da apresentação de planos sobre projectos futuros e fortalecimento das actividades no desenvolvimento de tecnologias agrárias realizados pelo IIAM, no dia 28 de Setembro, uma equipe em representação do Banco Mundial, acompanhados pela Directora Geral do IIAM, Dra. Olga Fafetine visitou a Estação Agrária de Umbeluzi (EAU-Boane) e a Direcção de Ciências Animais/DCA do IIAM.
A visita à Estação Agrária de Umbeluzi teve como propósito o acompanhamento dos processos de desenvolvimento, transferência de novas tecnologias agrícolas e de experiências. Os visitantes conheceram os campos existentes e participaram de uma exposição de sementes de arroz, cevada, trigo, fruteiras, hortícolas, e culturas de milho produzidas na estação. Com relação a variedades de Trigo, segundo uma técnica especialista em cereais da EAU, neste momento já estão a colher ensaios onde sete (7) variedades se encontram prontas para libertação no próximo ano. Entretanto, houve uma selecção de mais de dez (10) genótipos de Trigo estudados na estação, que após a avaliação serão libertadas para a zona sul pelo menos quatro (4) ou cinco (5), e na zona norte será ainda para este ano (Manica e Niassa).
Posteriormente, escalou-se para o Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos, na Direcção de Ciências Animais/DCA, onde foram discutidos assuntos como o processamento de antibióticos no diagnóstico de doenças, diagnósticos de doenças transmitidas por carraças na área da Biologia Molecular e da Avicultura, qualidade higiénica do frango em Moçambique, produção de ração animal, entre parcerias e outros desafios tais como treinamento de pessoal técnico para o uso e manutenção de equipamentos e laboratórios.