Da Pesquisa do IIAM:LANÇADO LIVRO SOBRE “AS ÁREAS IMPORTANTES DE PLANTAS DE MOÇAMBIQUE”

Published by gerson changula on

O Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, lançou na manhã desta segunda-feira,10, uma importante obra científica do ramo da biodiversidade florestal, produzida pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) em parceria com a Royal Botanic Gardens – KEW do Reino Unido. Trata-se de um livro de 430 páginas, sob o título “As Áreas Importantes de Plantas de Moçambique”, da autoria de 11 pesquisadores nacionais e estrangeiros, sendo 6 nacionais, entre os quais 5 do IIAM: Hermenegildo Matimele, Cleyton Langa, Castigo Datizua, Teresa Alves e Camila de Sousa; e 1 da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Alice Massingue.

Falando no início da cerimónia, a Directora Geral do IIAM, Prof. Doutora Zélia Menete enalteceu a realização do evento, pois espelha as actividades inerentes à investigação, recolha, compilação e análise de informação agrária para o desenvolvimento socioeconómico do país. “O livro em lançamento nesta cerimónia é produto de um trabalho desenvolvido ao longo de vários anos, e que é a junção de diferentes programas e projectos levados a cabo pela instituição”, enfatizou Zélia Menete.

Por seu turno, o Dr. Hermenegildo Mitimele, um dos co-autores moçambicanos, apresentou uma resenha sobre o “Programa Geral de Áreas Importantes de Plantas nos Trópicos” bem como as especificidades atinentes a Moçambique no que se refere à identificação das referidas áreas, resultados, recomendações e próximos passos à luz de toda a pesquisa por detrás do livro. A Eng. Camila de Sousa expôs os portais de acesso ao livro e de toda a informação produzida no âmbito da pesquisa. De acordo com Camila de Sousa os websites do IIAM, FNDS, SIBMOZ e BIOFUND já albergam ou albergarão a obra e os seus sub-produtos. Para além desses portais o livro estará disponível nas bibliotecas de instituições de ensino e investigação como é o caso da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e do próprio IIAM.

Entre os oradores principais da cerimónia de lançamento da obra tomou a palavra o Prof. Doutor Narciso Matos, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, uma instituição parceira do IIAM em matéria de conservação e preservação da biodiversidade. Na sua intervenção, Narciso Matos sublinhou terem sido identificadas 57 áreas de conservação de plantas das quais 18 estão dentro das áreas de conservação. Para o PCA da BIOFUND, sendo missão desta instituição “angariar fundos e financiar acções de gestão e de conservação da biodiversidade envolvendo as comunidades locais e outros intervenientes do sector público e privado”, a BIOFUND pauta-se por apoiar parcerias com as instituições capazes de trabalhar na conservação da biodiversidade para as gerações futuras.

Ao apresentar o livro, lançando-o formalmente ao consumo público, o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, louvou a iniciativa do IIAM de colaborar com outras instituições nacionais e internacionais para a concretização de tão importante resultado da investigação, ora palpável em obra científica que a todos orgulha. Olegário Banze, que fazia o seu pronunciamento em representação do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, usou da ocasião para partilhar com os presentes que as partes signatárias da Convenção da Biodiversidade concordaram em aumentar em 30% as áreas importantes para a biodiversidade, através de um quadro legal próprio. O dirigente ministerial sublinhou que o Governo, ao ratificar a Convenção, comprometeu-se internacionalmente em proteger a biodiversidade e promover a sua gestão sustentável, implementando iniciativas para alcançar as metas de estratégia nacional de conservação da biodiversidade em Moçambique. Repisando expressões de enaltecimento ao IIAM e particularmente aos seus investigadores envolvidos na produção do livro, o Vice-Ministro exortou-os a fazerem uma análise da composição química das plantas de tal sorte que se possa explorar o seu mais amplo contributo para o desenvolvimento do país. (Rousseau Bila, Gabriel Matsinhe e Roseiro Moreira, com fotos de Marcos Niuaia/IIAM).

Mais 4

Categories: Noticia