IIAM faz o levantamento de infraestruturas e equipamentos nas Unidades Experimentais de Investigação Agrária
Texto: Rosseau Bila
Imagens: Gabriel Matsinhe
A Directora-Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Prof. Zélia Menete, orientou no início da semana no seu gabinete de trabalho, um encontro de apresentação do relatório das visitas realizadas às Unidades Experimentais, concernente ao levantamento das respectivas infraestruturas e equipamentos, numa missão em que participaram os Engs. Feliciano Mazuze, Suzie Aly e Ilda Adamo.
Durante o encontro apresentou-se os resultados do levantamento que abrangeu 18 unidades experimentais localizadas nos Centros Zonais Sul, Centro, Noroeste e Nordeste, o qual consistiu na avaliação do estado actual e na identificação das necessidades prioritárias e o respectivo orçamento para a sua reabilitação ou reconstrução de modo a serem operacionais.
Entre os principais constrangimentos identificados destacam-se a usurpação de terras, ausência ou pendência de Direitos de Uso e Aproveitamento da Terra (DUATs), carência de equipamentos funcionais, avarias de veículos e equipamentos agrícolas. Apesar destes desafios, o relatório reconhece progressos significativos em actividades de investigação desenvolvidas em parceria com instituições internacionais, sobretudo os Centros Regionais de Investigação, especialmente nos domínios do melhoramento genético, adaptação às alterações climáticas e produção de sementes.
O relatório recomenda um conjunto de acções estratégicas para o fortalecimento institucional do IIAM, incluindo: harmonização das linhas de investigação, reforço da formação técnica, captação de financiamento externo, estruturação de modelos de negócio para comercialização de sementes e tecnologias e planeamento da produção de semente básica.
Ao encerrar a sessão, a Prof. Zélia Menete sublinhou a importância da preservação dos equipamentos, infraestruturas e a formação de recursos humanos qualificados, considerando-os pilares essenciais da instituição. Acrescentou ainda que deve ser concebida uma estratégia clara para a produção e comercialização de semente básica, garantindo a sustentabilidade e autonomia do IIAM no apoio ao desenvolvimento agrário nacional.



0 Comments