IIAM e a seed NL partilham ideias para o fortalecimento da produção de Sementes em Moçambique

Published by gerson changula on

Por: Rousseau Bila e Tarcília Denga

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) recebeu esta quinta-feira a seed NL no âmbito do projecto Mangwana, liderado pelo Walter de Boef, especialista em desenvolvimento do sector de sementes. O encontro consistiu numa avaliação do sistema nacional de sementes e propor acções concretas para a elaboração de um Roteiro Nacional, promovendo uma colaboração eficaz entre os sectores público e privado.

Durante a apresentação, Walter de Boef destacou que a Embaixada dos Países Baixos em Maputo está empenhada em apoiar um sector de sementes eficiente, inclusivo e sustentável, tendo se identificado sinais promissores de inovação e compromisso entre os actores do sector.

O especialista sublinhou a necessidade de reestruturar toda a cadeia de valor das sementes desde o melhoramento genético à comercialização, reforçando o acesso à semente básica, descentralizando a inspecção e promovendo a profissionalização dos agrodealers. Baseando-se na abordagem Integrated Seed Sector Development (ISSD), defendeu que os agricultores devem ter acesso a sementes de qualidade, adaptadas às condições e da fo-climáticas e aos contextos sócio-económicos.

Das 14 acções estruturantes propostas por De Boef, destacam-se: descentralização da inspecção com técnicos acreditados, criação de unidades semi-autónomas de produção de sementes nos Centros Zonais do IIAM, apoiando a jovens empreendedores e fortalecendo as redes de comercialização.

A Directora-Geral do IIAM, Prof. Zélia Menete, agradeceu a colaboração da delegação e reafirmou a visão do Instituto em alcançar autonomia institucional: “Com autonomia institucional, teremos capacidade de gerar receitas de forma sustentável”.

Ao terminar, a Prof. Zélia Menete manifestou também interesse em estabelecer parcerias para o registo de patentes desenvolvidas pelo IIAM, garantindo a valorização do conhecimento científico gerado pela instituição

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *