Directora Geral defende uma mudança de atitude dos investigadores do IIAM
Por: Rousseau Bila e Tarcilia Denga
Fotos Gabriel Matsinhe
A Directora Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Professora Doutora Zélia Menete, reuniu-se nesta quinta feira (24 de Julho) com investigadores e técnicos da instituição para discutir estratégias que visem aumentar a visibilidade e audibilidade da instituição na resposta à prestação de serviços à sociedade, de modo a melhor contribuir no aumento da produção e produtividade agrária, e segurança alimentar e nutricional.
Durante o encontro, a dirigente sublinhou a importância de iniciativas como o “Dia Aberto” para apresentar e interagir com o público sobre o trabalho desenvolvido pelo IIAM, bem como os produtos e serviços prestados em reposta à demanda do sector produtivo. Tais produtos e serviços incluem por exemplo a produção de mudas de fruteiras nativas e exóticas, assistência técnica.
Zélia Menete apelou ao engajamento de todos os funcionários e apresentou cinco aspectos essenciais para o bom funcionamento do IIAM: mudança de atitude, assiduidade e pontualidade, gestão responsável do património, criatividade e mobilização de recursos e comunicação institucional efectiva a todos os níveis.
A comunicação foi abordada em profundidade pela Dra Albertina Alage, Directora Técnica de Formação, Documentação e Transferência de Tecnologias, que defendeu uma comunicação institucional alinhada com a missão do IIAM que inclui a revisão da estratégia de comunicação da instituição. Entre os desafios identificados estão a necessidade de autoformação em comunicação, a tradução da linguagem técnica mais inclusiva e abrangente à vários grupos profissionais.
No encerramento do encontro, o Dr. Constantino Senete, Director Técnico de Agronomia e Recursos Naturais, reforçou o compromisso com a implementação das linhas de orientação acima definidos, em prol da contribuição do IIAM na sociedade.



0 Comments