Mulheres Rurais Conhecem Resultados Promissores da Pesquisa de Milho Biotecnológico do IIAM

Published by gerson changula on

Texto: Tarcilia Denga e Sónia Nhantumbo

Imagens: Gabriel Matsinhe e Juvêncio dos Santos

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) partilhou, na manhã de hoje, 27 de Agosto de 2025, os resultados da pesquisa de milho biotecnológico com membros do Movimento Moçambicano de Mulheres Rurais (MMMR), durante um seminário cuja sessão de abertura foi orientada pela Directora Geral, Zélia Menete, na sede da instituição.

O encontro teve como objectivo familiarizar as mulheres rurais com os avanços na investigação da cultura de milho tolerante à seca e resistente à pragas, como a lagarta do funil, que têm causado sérios danos nas machambas dos produtores no país.

Segundo Zélia Menete, “este milho biotecnológico representa uma esperança para os produtores moçambicanos, pois respondem a grandes desafios da nossa agricultura, como chuvas irregulares e o ataque severo de pragas. É possível produzi-lo com menos água e pesticidas e obter maior produção comparativamente ás variedades convencionais, nas mesmas condições de produção”.

O Dr. Pedro Fato, especialista em melhoramento de milho do IIAM, destacou que está-se actualmente na fase de avaliação para a libertação de quatro variedades, desenvolvidas para enfrentar os principais problemas que afectam a produção da cultura no país.

A investigação tem seguido um processo inclusivo e participativo, envolvendo produtores, autoridades locais, instituições de ensino, jornalistas e associações, com o objectivo de divulgar informação e dar visibilidade ao trabalho científico nacional. Estas acções são realizadas em parceria com a Fundação Africana para a Biotecnologia Agrária/ Fórum Aberto de Biotecnologia Agrária (OFAB).

As representantes do MMMR mostraram-se entusiasmadas com os resultados e destacaram a importância de terem acesso antecipado às informações sobre estes resultados de pesquisa que prometem melhorar a segurança alimentar e o rendimento das famílias rurais. Ao intervir, a sra Saquina Filimone em representação do MMMR agradeceu ao IIAM pela oportunidade de partilhar conhecimento e reiterou a sua disponibilidade para continuar a colaborar na promoção e adopção de novas tecnologias agrárias. Ao encerrar o evento, a Dra Albertina Alage, Directora Técnica de Formação Documentação e Transferência de Tecnologias no IIAM agradeceu a todos os participantes e outros envolvidos pelo seu contributo no seminário e teceu as considerações finais e acções de seguimento.

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *