IIAM realizou um treinamento de boas praticas de produção de batata.

Published by titoslanga2012 on

KaNyaka, Ilha de Inhaca beneficiou-se de um treinameto de boas práticas na produção de Batata-doce. O treinamento decorreu no dia 13 de Novembro do corrente ano, depois de ter sido feito também na Manhiça e Katembe. Estes treinamento foram possíveis através do trabalho que o IIAM através do Programa da Batata-doce tem vindo a levar acabo no processo de difundir as boas práticas da produção da batata-doce. Para além do treinamento, os produtores ainda receberam cerca de 1000 kg de rama das variedades Olga, Alisha, Vitória e Caelane distribuídos em 250 kg para cada.

O evento contou com a participação do Coordenador do Programa da Batata Doce Engenheiro António Taula, para além dos produtores que, são os beneficiários, contou com a presença da Coordenadora do Departamento da Agricultura e Pescas da Cidade de Maputo, Fernanda da Glória Tamela Saia que se fez acompanhar pelo seu pelouro, e com o responsável dos Serviços Distritais de Actividades Económicas de KaNyaka (SDAE-KaNyaka), Sr. Chave Madamo Mungué. O SDAE de KaNyaka, mostrou-se muito satisfeito com a presença da equipa que levou a cabo este acontecimento.

A formação teve como objectivo, fazer a demonstrações de como preparar o campo para o plantio da batata-doce, como plantar, como fazer a sacha e como conservar e transportar a rama da batata-doce.

Ouvidos alguns produtores, foi possível entender que se sentem satisfeitos com esta iniciativa do SDAE em coordenação com o IIAM, mas gostariam de ter acesso a mais terra para poderem produzir esta cultura em grande escala, comercializar e servir também para o seu sustento e das suas famílias.

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021