Reforçando a Dinâmica na Transformação Institucional:EMPOSSADOS NOVOS CHEFES DE DEPARTAMENTOS E UNIDADES CENTRAIS DO IIAM!

Published by gerson changula on

Na tarde desta quinta-feira, 4 de Julho, a Directora Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Prof. Doutora Zélia Menete conferiu posse a 7 novos Chefes de Departamentos e Unidades Centrais da Direcção Geral; Direcção de Planificação, Administração e Finanças (DPAF); Direcção de Ciências Animais (DCA); e Direcção de Formação, Documentação e Transferência de Tecnologias (DFDTT). Trata-se de Zaida Ismael Hatia, para Chefe do Departamento de Recursos Humanos (DRH na DPAF); Diane Munyemana Cumbula, Chefe do Departamento de Gestão e Qualidade (na DCA); Amade Dauto Ussene Issufo Ibramugy, Chefe do Departamento de Nutrição e Alimentos (na DCA); José Benevides Pedro, Chefe do Departamento de Formação (DF, na DFDTT); Guido Almeida Veríssimo, Chefe do Centro de Estudos Sócio-Económicos (CESE, na DFDTT); Suzie Aline Abubacar Aly Vidigal, Chefe do Gabinete de Assessoria e Cooperação (na Direcção Geral) e
Laila Júlio Come, Chefe da Unidade Gestora Executora das Aquisições (UGEA).

Para além dos empossados estiveram presentes na cerimónia, realizada na Sede do IIAM, alguns dos Chefes que os antecederam nas suas novas funções, Directores Técnicos e Chefes de Departamento ou Repartição em exercício e outros quadros da instituição. Chamado a pronunciar-se, o representante dos empossados expressou a gratidão de todos pela confiança neles depositada pela nova liderança do IIAM, reconheceu o trabalho árduo dos seus antecessores e prometeu que irão contribuir para fortalecer os objectivos traçados pela instituição. Por seu turno, dois representantes dos quadros cessantes, parabenizaram os seus sucessores, tendo transmitido que o acto de empossamento revela o alto nível de capacidade técnica dos visados. Prontificaram-se a continuar a colaborar no que for necessário para o desenvolvimento da instituição sem deixar de agradecer pelo aprendizado colhido durante o tempo em que exerceram as suas funções de chefia com a confiança que mereceram.

Ao usar da palavra na parte final da cerimónia a Directora- Geral do IIAM expressou o seu reconhecimento pelo esforço de todos os funcionários que serviram nas funções anteriormente, sublinhando que se pretende dar uma nova dinâmica na instituição contando com o potencial de todos os quadros. Para tal, instou aos que terminam a sua etapa de chefia para garantirem a passagem do testemunho das actividades que estão sendo levadas a cabo pela instituição e “não deixarem os colegas no escuro”.

Por outro lado, parabenizou aos novos titulares de funções de chefia e confiança, referindo que os mesmos devem trabalhar em sintonia com os seus antecessores de forma a não se perder a memória institucional, sendo que “o mais importante é uma boa comunicação, muita humildade e estarem sempre abertos para aprender”. A Prof. Doutora Zélia Menete acrescentou que os quadros, ora empossados, devem privilegiar a articulação sadia com os Directores Técnicos e com outros departamentos. Na mesma senda, recomendou aos funcionários a inteirarem-se das normas e da legislação atinente ao Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado. De seguida, exortou aos funcionários a continuarem a trabalhar afincadamente por forma a dar mais visibilidade à instituição, e a pautarem por maior dinamismo, celeridade e busca de recursos. Nas suas próprias palavras: “o chamamento agora é mais para a rapidez na tramitação de procedimentos, mas muito em particular na mobilização de recursos”.

Em ligação a este último aspecto deu a conhecer que brevemente terá lugar uma formação de mobilização de recursos, onde participarão cerca de 25 funcionários do IIAM. Reforçou que com a instituição empenhada na mobilização de recursos, os técnicos devem desenvolver projectos de modo a encontrar mecanismos para uma cada vez maior dinâmica de acções que sustentem a continuidade das transformações institucionais visivelmente em curso. (Rousseau Bila e Roseiro Moreira, com fotos de Gabriel Matsinhe/IIAM-DFDTT).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021