IIAM acolhe palestra sobre Agricultura Regenerativa Integrando Currais Móveis de Pecuária em Sistemas Agrícolas no Centro de Moçambique.

Published by gerson changula on

No dia 22 de Março de 2022, realizou-se uma palestra, no recinto sede do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, que contou com a presença de investigadores provenientes de vários quadrantes do país, com o objectivo de captar experiências relativamente à Agricultura Regenerativa, Integrando Currais Móveis de Pecuária em Sistemas Agrícolas no Centro de Moçambique. O evento teve como palestrante Nicholas Dexter, Coordenador da RAMA BC, com elevada experiência na área da Agricultura Regenerativa e que tem aplicado no centro de Moçambique há vinte e três (23) anos. Portanto, os trabalhos e pesquisas por ele realizadas são fruto do patrocínio da Organização Não Governamental (ONG) Norte americana denominada USAID.

Este tema surge no contexto da inovação na criação de animais, na área da pecuária e especificamente na integração animal. Aqui, desenvolve-se a agricultura sintrópica, pois ela permite a diminuição da mão de obra no exercício das suas actividades. Neste tipo de agricultura há vários riscos de roubos devido à escassês de um sistema de segurança eficaz. Os investigadores do IIAM, foram unânimes ao referirem que as actividades de investigação levadas a cabo pela instituição, podem ser conciliadas com a RAMA BC, com objectivo de integrar outros sistemas no projecto de Nicholas Dexter.

No fim da discussão, o Director da Direcção de Ciências Animais (DCA), Dr. Zacarias Massango, enalteceu os trabalhos da RAMA BC afirmando que há relevância em avaliar a contribuição de cada espécie na fertilização dos solos. Esta é uma área que envolve tanto os agrónomos assim como os veterinários, portanto há necessidade de avaliar o maneio no seu todo, particularmente o de sanidade e do reprodutivo para as três espécies, nomeadamente: bovinos, suínos e aves.

Para finalizar a Directora Geral do IIAM  referenciou que é importante ter-se conhecimento da existência destas variantes de produção o que significa que existem oportunidades de pode-se escolher qual é a que melhor se adequa dentro do nosso mercado.

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021