IIAM faz auscultação sobre estratégias de gestão e funcionamento sustentável

Published by gerson changula on

Como parte da sua estratégia de liderança, a Professora Doutora Zelia Menete, Directora Geral do IIAM tem conduzido um processo de consultas institucionais. Neste contexto reuniu-se no dia 15 do mês corrente, com o Dr Raimundo Matule, Administrador Executivo do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) e com o Eng. Feliciano Mazuze, antigo Director da Direcção de Formação, Documentação e Transferência de Tecnologias (DFDTT) do IIAM. Durante a consulta fez-se a avaliação dos aspectos estruturantes e normativos para uma melhor gestão e funcionamento do IIAM, com maior enfoque nas questões ligadas as diferentes formas de autonomia e de prestação de serviços e comercialização de produtos de pesquisa forma sustentável e produzir mais de modo a responder a demanda do sector agrário em Moçambique.

A Directora Geral fez referência aos documentos normativos que neste momento estão num processo de revisão e finalização, nomeadamente a proposta do Estatuto Orgânico e o Plano Estratégico do IIAM (2023–2032).

Olhando para o potencial de tecnologias que a instituição produz e pode produzir, conforme enfatizou o Dr. Raimundo Matule, o IIAM pode migrar para  um certo nível de autonomia e de forma sustentável, sendo para tal importante que os fundamentos sejam bastante sólidos que justifiquem esta migração, devendo se indicar claramente qual é  a lacuna que o IIAM pretende preencher no mercado tendo em conta a ligação entre a investigação, o mercado e o  sector produtivo. Durante o encontro a Directora Geral fez se acompanhar por técnicos do IIAM, designadamente Dr Manuel Amane, dr Roseiro Moreira e Eng Suzie Aline.

Categories: Noticia