IIAM reúne-se com a Embaixada dos Países Baixos
Uma delegação da Embaixada dos Países Baixos constituída pelos Senhores Ernesto Sechene do gabinete de Agronegócios e Desenvolvimento do Sector Privado e Willem Schoustra, Director da SEEDNL no Reino dos Paises Baixos, reuniu- se com a Directora Geral do IIAM, Prof. Doutora. Zélia Menete. O cerne do encontro foi a discussão sobre o estágio actual da área de sementes em Moçambique e exploração de possiveis parcerias.
A SEEDNL é uma parceria-publico-privada (PPP) do Reino dos Paises Baixos na área de sementes que incluí para além de instituições do Governo dos Países Baixos, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Natureza e Qualidade de Alimentar e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Por parte do sector privado fazem parte instituições académicas e organizações da sociedade civil. A SEEDNL visa reforçar a área de sementes nos paises em desenvolvimento, proporcionar um acesso adequado à sementes de qualidade a todos os agricultores e aumentar a produtividade e rendimento dos mesmos.
A Directora Geral do IIAM apresentou uma visão geral sobre o estágio actual da área de sementes em Moçambique indicando em particular o papel do IIAM dentro da cadeia de sementes sob o ponto de vista de uma instituição de pesquisa, e enfatizou a importância da investigação agrária no melhoramento e na produção da semente de primeira geração. Mencionou que nos últimos anos em Moçambique tem havido uma grande pressão na produção de semente de primeira geração e de semente básica internamente para responder a demanda de semente certificada pelas empresas e pelos agricultores. O IIAM encoraja a coordenação entre parceiros, trabalhando juntos para responder as necessidades e disponibilidade de semente melhorada de qualidade no Pais.
O Governo do Reino dos Países Baixos manifestou interesse e disponibilidade de estabelecer futuramente parcerias de cooperação com o IIAM particularmente na área de sementes e gestão de água na Agricultura.