Formadores do AERES Training Centre International Recebidos no MADER
Na manhã de quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, os formadores Josje Hakker e Johan Hissink, do AERES Training Centre International, da Holanda, foram recebidos num encontro de cortesia, na Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário (DNDP) no Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER). O encontro de cortesia visava partilhar o seu programa de formação em Moçambique, que decorre desde segunda-feira na Direcção de Ciências Animais (DCA) do IIAM, em Maputo, e propor acções de seguimento da cooperação que já se mostra frutuosa.
Da parte do MADER os visitantes foram acolhidos pelo Director Nacional de Desenvolvimento Rural, Dr Américo da Conceição e pela Directora Geral do IIAM, Prof. Doutora Zélia Menete, que se fazia acompanhar pela Directora Técnica da DCA, Dra. Otília Tamele Tomo, pelo Chefe do Departamento de Nutrição e Alimentos, Dr. António Sumbana e pela Dra. Diane Cumbula, Investigadora da DCA, que lidera a presente fase inicial das actividades com os Formadores holandeses.
Durante o encontro, os Formadores da AERES, Training Centre International (TCI) apresentaram sugestões das quais se destacam: incentivo à participação de técnicos moçambicanos nos programas; estabelecimento de parcerias com outras instituições nacionais e internacionais para melhor coordenação das actividades; e capacitação de outros técnicos nacionais na área de maneio e processamento de frangos pelos técnicos formados nesta fase.
Por seu turno, o Director da DNDP frisou haver crescimento da indústria avícola no país devido ao apoio do Governo nesta área, ao estabelecimento de cotas para a importação dos produtos avícolas, ao aumento do número de incubadoras, à existência de associações que trabalham para a avicultura, e ao aumento do número de criadores e locais de processamento de frangos. No seguimento, referiu que os Formadores holandeses poderiam igualmente formar técnicos de outras províncias, de acordo com a importância de cada uma na actividade avícola no país.
Na circunstância, a Directora Geral do IIAM, Prof. Doutora Zélia Menete, destacou a necessidade de realização de encontros frequentes entre o IIAM e a DNDP como forma de melhorar a articulação das actividades, bem como encontros com as associações de avicultores, constituindo-se equipas multidisciplinares (veterinários, agrónomos, avicultores, Institutos Politécnicos e outros). No que especificamente diz respeito à formação, a Directora Geral do IIAM recomendou o alargamento das áreas de modo a incluir bovinos, suínos, caprinos, AMR, nutrição, e mais. Recomendou ainda a criação de um triângulo entre a AIRES – IIAM – Universidades para o desenho dos programas.
Zélia Menete terminou as suas sugestões e recomendações convidando os formadores do AERES a participarem nas palestras sobre a Gripe Aviária e Resistência Antimicrobiana, para os meses de Fevereiro e Março, de modo a partilharem a sua experiência. (Otília Tamele, Tomo António Sumbana e Roseiro Moreira/IIAM)