Investigadores do Programa de Arroz interagem com a DG IIAM
Provenientes do Centro Zonal Sul, pesquisadores do Programa de Arroz reuniram-se com a Directora Geral do IIAM na tarde de 6 de Fevereiro corrente para dar a conhecer os programas em curso no CZSul na cultura do arroz. Os investigadores do arroz fizeram menção às várias áreas de intervenção nesta cultura cerealífera, no âmbito do Programa de Produtividade Agrária da África Austral (APPSA), incluindo os programas de colaboração regional com os países que também têm estado a implementar o APPSA. E é neste intercâmbio de troca de experiências a nível regional que o CZSul irá receber o Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIAA) para uma visita de troca de experiência no corrente mês de Fevereiro.
Os técnicos tiveram a oportunidade de dar a conhecer o programa de introdução do cultivo da Cevada e disseminação em larga escala para os pequenos e médios produtores nos distritos de Boane, Namaacha e Chókwè. De salientar que a cultura da Cevada está tendo uma grande demanda pela indústria cervejeira em Moçambique. A título de exemplo, a gigante cervejeira Heiniken tem estado a colaborar com o CZSul em ensaios de adaptação da cultura de Cevada.
Por forma a garantir a sustentabilidade do Programa do Arroz, a Directora Geral ressaltou a necessidade de se ter um Programa Nacional do Arroz unificado e forte, com actividades concretas e envolvendo todos os intervenientes da Cadeia de Valor do Arroz por forma a garantir uma produção e produtividade eficiente e sustentável. (Suzie Aline/IIAM)