Em Homenagem à Sónia Maciel: Rememorados os Feitos da Pesquisadora, Cientista e Inovadora Educacional
Promovida pela Direcção Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), antecedendo uma importante palestra sobre a Gripe Aviária, a homenagem contou com a presença da família da enaltecida e do Antigo Reitor da Universidade Lúrio, o Prof. Dr. Francisco Noa, uma das pessoas que teve o raro privilégio de fazer parte do percurso da malograda Prof. Dra. Sónia Maciel, desde a sua época de estudantes do ensino secundário geral em 1979. Descrevendo-a como o culminar da “grandeza humana e profissional”, o Prof. Dr. Noa, num discurso expontâneo saído da alma de uma mente que perdeu uma ente pesquisadora, cientista e inovadora educacional, emocionou a plenária de cultores do saber quanto foi a malograda cientista outrora investigadora do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, abrindo sonhos de futuros académicos de trilhares pelos exemplos de zelo, brio e dedicação que caracterizaram a também humilde porém visionária personalidade da Prof. Dra. Sónia Maciel.
Reconhecendo publicamente o contributo da malograda cientista para o desenvolvimento da agricultura desde a sua juventude, conforme atesta o seu percurso académico e profissional, a Directora Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, Prof. Dra. Zélia Menete, resumiu assim o sentimento institucional naquela singela sessão de elogio póstumo: “como IIAM, não ficaríamos indiferentes e não fazermos nada. Preparamos estes minutos que antecedem a nossa primeira palestra do ano, para enaltecermos a vida e obra de uma colega, uma companheira, uma destacada lutadora pelo desenvolvimento do país, de ciência em punho e vontade de partilha de conhecimentos sem igual”. Afinal, a Prof. Dra. Sónia Maciel era um acervo de conhecimento de que várias instituições se podiam socorrer para o seu prestígio e crescimento. Atesta-nos a Directora Geral do IIAM ao passar o elogio póstumo ao antigo Reitor da UniLúrio: “Mas como ela trabalhou também noutros lugares, buscamos individualidades que com ela trilharam pelas difíceis porém reconfortantes avenidas da aplicação e transmissão do saber. Por isso temos aqui o Prof. Dr. Francisco Noa que nos vai ajudar a saber mais e compreender melhor esta emblemática figura do conhecimento científico moçambino”.
A família da homenageada agradeceu o gesto do IIAM, através de uma intervenção da irmã da malograda, carregada de emoção e força de superação pela perda irreparável de uma figura que transcendeu o círculo familiar, passando a ser uma Professora Doutora Sónia Maciel de todos os Moçambicanos, vencendo as trevas através da pesquisa, ciência e inovação que tão bem soube ela transmitir ao longo da sua vida. (Roseiro Moreira, com fotos de Juvêncio dos Santos e Gabriel Matsinhe/IIAM-DDIC)