MANIQUENIQUE CUMPRE RECOMENDAÇÕES E VIRA CENTRO DE ATENÇÕES!

Published by gerson changula on

Na sua alocução, a DG do IIAM sensibilizou aos funcionários com particular realce para os investigadores sobre a necessidade de envidar mais esforços na busca de financiamento através de projectos de pesquisa e outras parcerias, para além do uso racional dos recursos advientes dos projetos por forma a colmatar o défice orçamental do Estado.

Para Maniquinique, as actividades iniciaram com uma audiência de cortesia ao Secretário Permanente do Distrito de Chibuto, Ernesto Macamo, acto administrativo que antecedeu a cerimónia de sucessão de liderança no Centro de Formação Agrária de No âmbito da sua visita ao Centro Zonal Sul (CZS), que decorre de 20 a 22 de Fevereiro, enquadrada na monitoria das recomendações por si deixadas em Outubro de 2023, a Directora Geral do IIAM, Prof. Dra. Zélia Menete escalou esta terça-feira (20), a Estação Agrária de Chókwè (EAC) e o Centro de Formação Agrária de Maniquenique (CFAM), tendo neste último ponto ficado positivamente surpreendida pelas melhorias no que tange a algumas das novas instalações que podem alavancar a visibilidade institucional do IIAM a partir daquele perímetro da província de Gaza.

Na Estação Agrária de Chókwè, onde por sinal se localiza a Sede do Centro Zonal Sul, mereceram o barómetro filtrante da Dirctora Geral do IIAM, os campos de produção de semente pré-básica e básica de arroz e mandioca e os ensaios de feijão vulgar. Foi ali enfatizada a necessidade de produzir semente sob contrato com os interessados, como forma de evitar disperdício de recursos. Na mesma circunstância foi solicitada a efectivação de monitoria das tecnologias difundidas pelo IIAM a partir do CZS.

Maniquenique (CFAM). No seu discurso, a Prof. Dra. Zélia Menete enalteceu o papel desempenhado pelo Chefe de Estação  Domingos Safo, que alcançou a bênção da reforma e deixa a pasta para José Muderafa Magia, a quem cabe dar prossecução às actividades do Centro, contribuindo para o desenvolvimento da investigação e produção agrária com tacto inovador. Na ocasião Magia, expressou a sua gratidão pela confiança depositada em si e postulou o seu firme compromisso em liderar o CFAM com integridade e dedicação.

Após o acto de sucessão na liderança do CFAM, a DG do IIAM visitou os dormitórios do Centro, tendo parabolizado ao Chefe que passa à reforma pelo nível de apetrechamento dos mesmos, em claro cumprimento das recomendações deixadas em Outubro de 2023. Quer em Chókwè como em Maniquenique, a DG do IIAM exortou a todos os técnicos sobre a necessidade de um bom uso das infra-estruturas e a contínua implementação das recomendações deixadas desde a visita de Outubro de 2023. (Roseiro  Moreira, em Maputo, com notas de Alfredo Maholele, Bento Filipe e Anica Massas no terreno/IIAM)

Categories: Noticia