Aumentar Publicações Científicas e residir nas Unidades Experimentais entre as 10 Recomendações de Angónia

Published by gerson changula on

Investigadores da Estação Zootécnica de Angónia (EZA), Província de Tete, receberam esta terça-feira (19 de Março) uma das 10 desafiantes recomendações deixadas pela Directora Geral do IIAM, Professora Doutora Zélia Menete, em visita de trabalho às Unidades Experimentais de investigação agrária naquela região agro-ecológica do Centro Zonal Centro (CZC). Trata-se de aumentarem o número de publicações científicas para dignificarem o seu estatuto privilegiado de cientistas agrários, considerados produtores de conhecimento e de soluções tecnológicas de que o país precisa para o seu almejado salto transformacional no desenvolvimento sócio-económico de que a agricultura é constitucionalmente a base.

Outra não menos desafiante recomendação recaiu sobre os quadros e investigadores afectos ao Posto Agronómico de Ntengo Umodzi e demais Unidades Experimentais, a quem Zélia Menete orientou que passem a viver nas instalações daquelas por forma a valorizarem os investimentos ali feitos. De entre as 10 Recomendações de Angónia, afigura-se-nos com propriedade referir que as duas acima adiantadas nesta lavra têm sempre vindo a dar corpo às intervenções de transformação institucional de que a Prof. Dra. Zélia Menete se tem socorrido para reerguer a esperança de resgate da auto-estima e da proactividade dos quadros e investigadores ao serviço da investigação agrária pública a todos os níveis. 

Podendo este 19 de Março ser considerado o “Dia das 10 Recomendações de Angónia” para toda a família do IIAM, Zélia Menete efectuou nesta data uma Visita de Cortesia ao Administrador daquele Distrito, Raimundo Bruno, com quem passou em revista assuntos de interesse do desenvolvimento da investigação agrária naquele ponto da Província de Tete, como por exemplo a necessidade de se prover recursos aos estabelecimentos de investigação ali localizados. E foi nesse contexto que a Directora Geral do IIAM deixou ficar a sua tese reconstituinte de que os técnicos deverão passar a viver nas Unidades Experimentais onde estejam afectos, valorizando-as.

As 10 Recomendações de Angónia foram enunciadas em 4 momentos diferentes: na audiência com o Administrador do Distrito, nos campos do Centro Tecnológico de Maué, no Posto Agronómico de Ntengo Umodzi, e na Estação Zootécnica de Angónia (EAZ). Acrescendo-se às retro arroladas, a Directora Geral do IIAM lançou as seguintes recomendações: em Maué, além de ensaios de adaptabilidade, fazer também melhoramento do milho e envolver instituições académicas no estabelecimento dos protocolos dos ensaios, mais concretamente no delineamento dos mesmos; em Ntengo Umodzi, aprimorar as actividades de investigação ali desenvolvidas, estabelecer ensaios para diferentes níveis de fertilização e adaptabilidade das culturas de milho e soja, e concluir a reabilitação das residências e do escritório; e na EAZ, realizar também pesquisa na área de galináceos.

Os campos de ensaios de adaptabilidade e avaliação de diferentes níveis de adubação e configurações de sementeira para as culturas de soja e milho visitados pela Directora Geral encontram-se instalados em Maué, distrito de Angónia, no âmbito do Projecto Chinyanja Triangle, numa parceria entre o IIAM e o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC). Fazem parte do Chinyanja Triangle Moçambique, Zâmbia e Malawi. No Posto Agronómico de Ntengo Umodzi, guiada pelo Responsável do Posto Tergino Colher, a Directora Geral visitou igualmente campos de produção de semente de milho e soja.

Já na Estação Zootécnica de Angónia  (EZA), acompanhada pelo respectivo Chefe António Paizano e outros quadros visitou os currais e viu “ in loco” gado bovino, landim que é usado para cruzamento com as variedades exóticas com vista a conferir maior tolerância à doenças e carraças. Zélia Menete usou da ocasião para se reunir com os investigadores da EZA, tendo abordado aspectos sobre o funcionamento da Estação, actualização do Plano Estratégico, Estatuto Orgânico, orçamento e fundos do IIAM com especificação para cada local onde se situa uma Unidade experimental. (Roseiro Moreira, Stella Nhanala e Domingos Dias/IIAM).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021