Comemoração do Dia Internacional das Florestas na Escola Primária Unidade 31 – Cidade de Maputo

Published by gerson changula on

Por: Rousseau Bila e Gabriel Matsinhe

No âmbito da celebração do Dia Internacional das Florestas assinalado no dia 21 de Março em todo o mundo sob o lema “Florestas e Alimentos, no presente ano, o IIAM-Sede através do sector de florestas comemorou a data na Escola Primária Unidade 31, localizada no Distrito Municipal Kamavota, na cidade de Maputo,

Esta é uma data significativa dedicada à conscientização sobre a importância da preservação das florestas e seu papel essencial no equilíbrio ambiental. O evento contou com a presença de 70 alunos e professores da escola supracitada e 07 técnicos do IIAM.

O programa teve início com uma palestra orientada pela Eng. Esperança Chamba, investigadora do IIAM, que explicou o significado do Dia Internacional das Florestas e iniciou uma dinámica com os alunos, perguntando o que eles entendiam por “floresta”. As respostas foram diversas, com os alunos mencionando desde a ideia de “conjunto de árvores”, “um lugar cheio de plantas e animais”. A investigadora complementou, explicando que as florestas são lugares onde uma diversidade de plantas e animais interagem, e que elas desempenham funções ambientais fundamentais para o bem-estar da sociedade.

Sobre os benefícios da floresta e das árvores, os alunos mencionaram o fornecimento de sombra, oxigênio, alimentos e medicamentos, madeira, e papel. Os alunos mostraram conhecer os benefícios das florestas, pois um aluno mencionou que “as árvores produzem frutos e estes produzem sementes, que por sua vez quando semeadas voltam a produzir outras árvores”. Foi impressionante o nível de conhecimento e interação dos alunos. Todos queriam contribuir. A investigadora reforçou esses pontos, afirmando que as florestas são fonte de matéria-prima para a fabricação de móveis, papel, e até medicamentos, além de prevenir a erosão dos solos e purificação das águas dos rios.

De seguida, de acordo com o programa, a Eng. Cacilda Manhiça, também investigadora do IIAM, conduziu uma actividade prática sobre como plantar uma árvore. A interação com os alunos foi enriquecedora com a discussão sobre o uso do plástico no plantio. Foi explicado que o plástico prejudica o desenvolvimento das plantas devido à dificuldade de decomposição do material. A investigadora enfatizou a importância de evitar o plástico, que demora muito para se decompor e prejudica o meio ambiente. Ela demonstrou como plantar correctamente e, com a ajuda de dois alunos, mostrou o processo de construção da bacia de retenção e rega das plantas. Foi plantada uma planta de Azadirachta indica (Margosa ou Neem) no recinto escolar. Esta planta tem propriedades naturais de repelir insectos como mosquitos, uso como insecticida orgânico e ainda atrai pássaros durante a maturação dos frutos, dando um ambiente agradável à escola.

Por fim, a Eng. Zélia Malate abordou a técnica de agricultura sintrópica, uma forma de cultivo que integra árvores, culturas de diversas espécies, criando um ambiente mais sustentável e equilibrado. Essa prática evita o uso de produtos químicos e utiliza recursos naturais, como o carvão, estrume, folhas secas e adubação verde, para enriquecer o solo. Os alunos foram convidados a participar da demonstração do estabelecimento do campo sintrópico, aprendendo desde a preparação do solo até o plantio de diferentes culturas conjugadas com plantas anuais.  Em todo este processo os alunos e professores demonstraram muito interesse e dinamismo, tanto mais que a própria Directora da escola, juntamente com a Directora Pedagógica, participaram do plantio e rega de várias plantas, como couve, cebolinha, menta, abóbora, feijão nyemba e alho, utilizando as técnicas aprendidas durante a celebração.

Aquando das considerações finais, foi questionado qual foi o critério de selecção desta escola para as celebrações ao que a Eng. Isabel Lavo do IIAM – DFDTT, explicou que não houve um critério específico, mas tem vindo a trabalhar com esta escola e verificou que esta, tem se mostrado interessada na instalação das hortas escolares. Por isso e pelo reconhecimento do esforço contínuo da escola no cultivo de hortas escolares, foi seleccionada pois a direcção, professores e alunos mostraram compromisso com a produção de alimentos e o meio ambiente.

Ao final da celebração, a Directora da escola expressou seu agradecimento ao IIAM pelo conhecimento transmitido e destacou a importância do que foi aprendido, especialmente as práticas de agricultura sintrópica, que poderão ser aplicadas tanto na escola quanto nas residências dos alunos. Ela mencionou que, no ano anterior, os alunos aprenderam que a cebola pode ser usada como insecticida natural, e agora sabem que existem outras alternativas, como o piri-piri, que tem capacidade de repelir agentes destruidores das culturas de modo a melhorar a saúde do solo e a produção agrícola.

A Directora também destacou como as hortas escolares contribuem para a alimentação da escola, fornecendo alimentos frescos e naturais, que são mais nutritivos e livres de produtos químicos. O Técnico da Direcção Distrital de Educação e Cultura de KaMavota reforçou a importância da sustentabilidade das hortas escolares, lembrando que, além de proporcionar alimentos para a escola, as hortas ensinam aos alunos habilidades valiosas para aplicar em suas próprias residências.

A Eng. Esperança Chamba agradeceu pelo acolhimento e parabenizou a direcção da escola pela organização ordeira do evento, bem como os alunos pela participação activa no plantio e no estabelecimento do campo sintrópico e pelo conhecimento demonstrado sobre as florestas. Ela também incentivou a escola a continuar cuidando das árvores plantadas, especialmente o Neem, e da horta para garantir que as plantas cresçam saudáveis e desempenhem suas funções no ecossistema e que dos alimentos colhidos no campo possam apoiar o programa de alimentação escolar já existente.

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *