Colaboração com os Centros Internacionais de Pesquisa Agrária (CGIARs)
No âmbito da sua colaboração com os Centros Internacionais de Pesquisa Agrária (CGIARs), o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) recebeu hoje, 15 de Julho de 2025, uma visita de cortesia de uma delegação do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT).
A delegação foi liderada pelo Representante Regional do CIMMYT, Dr. Moses Siambi, que fez se acompanhar pela Gestora do Programa “Dryland Crops” no Quénia, Sra. Mercy Muchengeti, o Gestor de Projectos em Moçambique, Sr. Joel Cossa, e a Assistente dos Projectos Nacionais, Sra. Zulmira Helena.
O principal objectivo da visita foi partilhar o ponto de situação dos projectos conjuntos em curso entre o IIAM e o CIMMYT, bem como socializar o arranque do novo projecto intitulado “Transformando os sistemas agroalimentares na província de Niassa, em Moçambique: Tecnologia participativa e entrega de inovação para melhorar a resiliência e os meios de subsistência”, financiado pelo Governo da Irlanda. Este projecto incidirá sobre a cadeia de valor do frango, visando melhorar a segurança alimentar e os meios de vida das comunidades locais.
Durante o encontro, a Diretora-Geral do IIAM, Dra. Zélia Menete, destacou a importância de fortalecer a colaboração entre o IIAM e os Centros Internacionais de Pesquisa Agrária, sublinhando a necessidade de um envolvimento mais activo do IIAM em todas as fases de concepção e implementação dos programas e projectos conjuntos. A Dra. Menete referiu ainda que o fortalecimento das parcerias se enquadra na nova conjuntura de reestruturação institucional do IIAM, marcada pela recente aprovação de instrumentos normativos fundamentais, nomeadamente o novo Plano Estratégico, a redefinição da criação do IIAM, bem como o seu Estatuto Orgânico. Esta transformação visa melhorar a eficácia da instituição na geração e disseminação de tecnologias agrárias sustentáveis.

0 Comments