Participação do IIAM na Primeira Reunião Anual de Revisão e Planificação dos Projectos BMSS/ABMANem Abuja, Open Forum on Agricultural Biotechnology, Nigeria

Published by gerson changula on

Sónia Nhantumbo e Edmar Uamusse

AAfrican Agricultural Technology Foundation (AATF), em parceria com o Instituto de Pesquisa Agrícola (IAR) da Nigéria, realizou de7 a 11 de Julho de 2025,a Reunião Anual de Revisão e Planificação (ARP)dos Projectos de Sistemas de Sementes de Milho Biotecnológico (BMSS) e Aceleração da Adopção do Milho Bt (ABMAN), em Abuja, Nigéria. Representaram o IIAM os seguintes técnicos: Pedro Fato, Pedro Chauque, Sónia Nhantumbo, Edmar Uamussee Mónica Namburete, numa interdisciplinaridade sectorial relativa ao Melhoramento do milho, produção de sementes, comunicação e advocacia e lagalidade

O principal objectivo deste encontro foi avaliar o progresso e as conquistas obtidas no primeiro ano dos dois projectos, bem como proceder à planificação estratégica das actividades do segundo ano. A reunião juntou líderes de equipas e representantes das diversas instituições e países parceiros envolvidos na implementação dos projectos, e contou com a participação de várias instituições regionais e internacionais ligadas à investigação agraria, desenvolvimento e actores principais das cadeias de sementes, biotecnologia e políticas públicas. Entre as instituições presentes destacaram-se: AATF, IAR, IIAM,Kenya Agricultura land Livestock Research Organization (KALRO), do Quénia; National Agricultural Research Organisation (NARO), do Uganda; Agricultural Research Concil (ARC) da Africa do Sul; empresas regionais de sementes envolvidas na multiplicação e distribuição de sementes Bt; representantes dos Ministérios da Agricultura e Autoridades Reguladoras de Biossegurança dos países participantes; técnicos e consultores internacionais nas áreas de melhoramento do milho, adopção de tecnologia e comunicação agrícola.

O encontro teve também o apoio de importantes doadores internacionais, entre os quais se destacam: Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID); Bill & Melinda Gates Foundation; Feed the Future Initiative e Rockefeller Foundation.

O Director-Geral da AATF, Dr. Canisius Kanangire, deu início à reunião anual ARP dos Projectos BMSS e ABMAN, destacando o compromisso da fundação em promover o acesso dos agricultores africanos a tecnologias agrícolas modernas e seguras. “Estamos a transformar a agricultura em África através da ciência e da inovação. O milho Bt representa um passo firme rumo à segurança alimentar e ao empoderamento dos nossos agricultores,” afirmou o Dr. Kanangire.

Durante o seu discurso:

Disse que o principal foco para esta fase deve ser a produção de sementes e garantir que o pequeno produtor tenha acesso as sementes de qualidade e com auto proteção contra as lagartas e brocas, bem como níveis de resistência à estresse hídrico, por isso toda necessidade de se colmatar com as limitações que os países enfrentam para passar à fase de produção massiva e comercialização com a excepção da Nigéria.

Reconheceu os avanços alcançados no primeiro ano dos projectos;

igualmente pelou à intensificação da adopção das tecnologias;

Agradeceu o empenho dos parceiros e doadores como a USAID e a Fundação Bill & Melinda Gates; por fim não menos importante, reforçou o papel da cooperação regional como chave para o sucesso sustentável.

Durante a reunião,os participantes manifestaram grande satisfação com os resultados obtidos até o momento e destacaram a importância da colaboração entre instituições para o avanço da biotecnologia agraria em África.

“Esta reunião permitiu-nos alinhar estratégias com outros países e reforçar o nosso compromisso com a libertação definitiva, produção, promoção e comercialização do milho Bt em Moçambique. Foi uma oportunidade valiosa para partilhar experiências e colher lições práticas que vão enriquecer a nossa abordagem local. É motivador ver o impacto positivo que estas tecnologias estão a ter nas comunidades agrícolas. A nossa missão é garantir que os agricultores moçambicanos também beneficiem desses avanços, com base em evidências científicas e boas práticas”, afirmou Pedro Fato,Coordenador do Projecto BMSS no IIAM.

Durante o encerramento do encontro, o Director-Geral da AATF, Dr. Canisius Kanangire, fez um balanço positivo da reunião e reforçou o compromisso da fundação em apoiar os países africanos na adopção responsável de tecnologias inovadoras:

“Estamos muito satisfeitos com os progressos apresentados por cada parceiro. Este encontro mostrou que, juntos, estamos a criar as bases para transformar a agricultura em África. A AATF continuará a investir no fortalecimento das capacidades nacionais, no acesso às sementes melhoradas e na construção de um futuro mais resiliente para os nossos agricultores,” — declarou Dr. Kanangire.

Por fim, reafirmou que a AATF continua firmemente comprometida com a missão de tornar as tecnologias agrícolas acessíveis e úteis para quem mais precisa delas — os agricultores. O encontro terminou com o estabelecimento de prioridades claras para o segundo ano dos projectos e com o reforço da colaboração entre as instituições participantes.

A diversidade de participantes reforçou a abordagem multissectorial dos projectos e permitiu um debate mais rico sobre os desafios e oportunidades da adopção do milho Bt em diferentes contextos.

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *