IIAM Reforça Acções de Formação e Transferência de Tecnologias
O (IIAM) acolheu uma sessão de apresentação conduzida por dois investigadores, com foco nas actividades do Sector de Formação e nas estratégias de Disseminação do sector de Transferência de Tecnologias para 2024-2025. Foram destacadas as diversas acções de formação realizadas em todos os Centros Zonais do país. Foram realizados cursos práticos nas áreas de horticultura, fruticultura, produção de hortícolas com rega gota-a-gota, compostagem orgânica, cultivo de plantas medicinais, maneio de aves e suínos, produção de mandioca, apicultura, conservação pós-colheita, entre outros relevantes para o sector agrário.Também foram desenvolvidos vários cursos de curta duração com foco profissionalizante. Foram apresentadas três demonstrações de cursos realizados em 2024: horticultura, fruticultura e boas práticas no maneio de suínos. Destacou-se ainda o curso de avicultura desenvolvido em parceria com a Universidade Aberta (UnISCED), realizado nas províncias de Maputo e Sofala, que teve grande impacto junto às comunidades locais.
A Diretora-Geral do IIAM, Prof. Doutora Zélia Menete, reforçou a necessidade de expandir a oferta de cursos de curta duração, considerando o alto nível técnico dos investigadores da instituição. Entre os desafios apontados estão: reforçar a oferta de cursos conforme as necessidades dos produtores, melhorar a divulgação das tecnologias desenvolvidas, criar uma plataforma de comunicação constante com os interessados, e resolver limitações logísticas como a falta de transporte. A Diretora-Geral incentivou os investigadores a se reinventarem, oferecendo cursos práticos, promovendo publicações e serviços técnicos, como assistência e comercialização de produtos laboratoriais.
Dando continuidade as apresentações, fez se destaque das estratégias de transferência de tecnologias utilizadas pelo IIAM: treinamentos, dias de campo, feiras, exposições, materiais técnicos, estágios, incubação de negócios e assistência técnica, destinados a produtores, estudantes, empresas e extensionistas. Explicou que durante o ano de 2024, o IIAM realizou eventos como vitrines tecnológicas, demonstrações, feiras e dias abertos. Para 2025, acções com foco na divulgação prática dos resultados de pesquisa. Foram também apresentados vários livros e artigos científicos. Além disso, foram discutidos projectos em mobilização de recursos, como: “Transferência de tecnologias de agro-processamento para grupos vulneráveis”, “Revisão de normas técnicas agrícolas” e “Produção de materiais de divulgação sobre temas como agricultura sintrópica, produção de mudas florestais, diagnóstico em bovinos e produção in vitro de plântulas de batata e banana”.
Entre os principais desafios identificados estão: melhorar a comunicação interna, garantir financiamento, assegurar o acompanhamento dos beneficiários e criar incentivos para o desempenho das equipas técnicas. Durante o encontro, os investigadores reafirmaram o compromisso de propor mais cursos alinhados às reais necessidades das comunidades. A Diretora-Geral encerrou apelando à proatividade dos técnicos e investigadores, encorajando-os a abertura de espaços regulares para apresentação de novas propostas de cursos, alinhados à demanda dos produtores e demais actores da cadeia agrícola.
(Fotos: Marcos Niuaia)


0 Comments