IIAM e Irlanda reforçam laços de cooperação para impulsionar a investigação agrária e desenvolvimento em Moçambique
Carlos Quembo e SuzieAly
No dia 22 de Julho de 2025, Sua Excelência, o Embaixador da República da Irlanda em Moçambique, Sr. Patrick Empey, recebeu no seu gabinete a Professora Dra. Zélia Menete, Directora-Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), num encontro de cortesia. O encontro contou com a presença do Dr. Carlos Quembo e da Eng. Suzie Aly,do IIAM e do Sr. Adrian Fitzgerald, chefe adjunto de cooperação e da Sra. Doris Uane coordenadora dos programas provinciais, ambos da Embaixada da Irlanda.
Durante o encontro, foram revistos os marcos da parceria existente, com destaque para os projectos “Accelerated Varietal Improvement of Cereals and Legumes in Africa” e “Poultry Value Chain”, actualmente em implementação no Centro Zonal Noroeste do IIAM, com apoio do CIMMYT. No mesmo foi também reconhecida a importância do memorando de entendimento assinado em Junho de 2014 entre o IIAM e a Autoridade de Desenvolvimento Alimentar e Agrícola da Irlanda (TEAGASC), focado na promoção de investigação conjunta, intercâmbio técnico, formação de investigadores e mobilização de recursos.
A Dra. Zélia Menete apresentou o novo enquadramento institucional do IIAM à luz do recente Estatuto Orgânico, o portefólio de projectos em curso, a carta de serviços da instituição e o Plano Estratégico 2024-2029, com enfoque nas acções para garantir a sua sustentabilidade.
Ao encerrar o encontro, ambas as partes concordaram na necessidade de dinamizar o memorando IIAM–TEAGASC, reforçar a capacitação de recursos humanos e identificar novos projectos de investigação conjunta, envolvendo instituições irlandesas.
Este encontro reforça o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável do sector agrário em Moçambique, através da ciência, inovação e colaboração internacional.


0 Comments