Investigadores incentivam estudantes universitários a Empreender no Agro- negócio

Published by gerson changula on

Por Rousseau Bila, Gabriel Matsinhe e  José Benevides

 Fotos: Juvêncio dos Santos

 O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, nas celebrações do 3º Dia Aberto, na sua sede em Maputo, realizou no dia 28 de Março, um evento público que contou com cerca de 53 convidados, dentre eles técnicos do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, investigadores e técnicos do IIAM, estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica, Universidade Nachinguea, Institutos Agro-industrial de Salamanga e Politécnico Matola Gare, produtores e representantes da empresa Mdy Lda e Agrofood Lda.

O Investigador do IIAM, Dr. José Benevides, apresentou o tema sobre: “como Empreender no Agro- negócio: Dicas do Sucesso”. Usou do momento para compartilhar as 10 (dez) dicas essenciais para o sucesso, incluindo: escolher uma área, elaborar um plano de negócios, realizar benchmarking, investir em conhecimento, pesquisar o mercado, utilizar novas tecnologias, compreender o agro-negócio e a sustentabilidade, entender a análise económica e financeira no agro- negócio, gerenciar no sector, e desenvolver estratégias de marketing.

O Palestrante destacou que um dos principais caminhos para o sucesso no agro- negócio é a profissionalização, sendo este o primeiro passo importante. Onde mencionou que o agro- negócio abrange seis etapas fundamentais: a produção de insumos/ máquinas, produção de bens e serviços, processamento, distribuição, comercialização e consumo. Destacou o tempo para falar sobre a cadeia produtiva, abordando a produção, transformação e comercialização dos produtos agrícolas,  Durante a sua apresentação mencionou várias áreas promissoras para empreender no agro- negócio, como a comercialização de produtos agrícolas, alimentos naturais, insumos agrícolas, indústria de insumos, rações, processamento de alimentos, projectos de crédito rural, frigoríficos, produção leiteira, indústria moageira, e tecnologias agrárias.

Dada a importância do tema  Dr. Benevides citou que cerca de 70% das PMEs falham antes de completar o primeiro ano, devido à falta de planeamento, benchmarking e conhecimento sobre o sector. Reafirmou  ainda que a importância do benchmarking,  consiste em comparar sua empresa com outras do sector para identificar pontos de melhoria e garantir o sucesso. Fora  disso, destacou os benefícios dessa prática, como estímulo à inovação, economia de tempo e recursos, e decisões mais inteligentes. Tendo enfatizado a importância de realizar pesquisas de mercado, que ajudam a identificar oportunidades e enfrentar desafios. Demostrou  o uso de novas tecnologias, como drones, sementes híbridas, softwares para análise de produtividade, sistemas automáticos de irrigação, e máquinas inovadoras para a produção agrícola. Assim, para gerar a sustentabilidade abordou  que este método se refere à capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer o futuro, levando em conta questões ambientais, sociais e económicas;  adoptar a importância de garantir práticas que reduzam impactos ambientais, que preservam recursos naturais e promovam o desenvolvimento social e a segurança alimentar.

Por fim o palestrante frisou que empreender no agro- negócio exige determinação e a transição de uma mentalidade optimista para uma postura resiliente diante dos desafios.  O curso de formação em agro- negócio não deve ser direccionado apenas aos estudantes, produtores e ao público em geral, mas também aos funcionários do IIAM, com o objectivo de proporcionar uma visão abrangente sobre como se tornar um empreendedor, Disse o nosso palestrante.

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *