No Triunfo, Boane e Michafutene

Published by gerson changula on

IIAM VISITA PRODUTORES DE ARROZ E MILHO NO ÂMBITO DE INTERACÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE NOVAS VARIEDADE DE SEMENTE

IIAM realizou no mês de Março visitas aos campos de produção de arroz, nos distritos de KaMavota no Triunfo em Maputo e Gueguegue – Bairro 4 em Boane. Na mesma senda a equipa escalou Mafuiane, mais concretamente a Missão São Frumenzio de Mafuiane (auci). Esta visita inserese-se na demostração das áreas em que várias actividades estão sendo realizadas pela Estação Agrária de Umbelúzi, (EAU), incluindo a dessiminação de variedades de sementes, de arroz e milho, concretamente Arroz de Variedade Makassane e Milho de Variedade Gema.

No decorrer das visitas, houve dialógo com representante das associações, como a Paz de Triunfo, a de Boane e alguns produtores, ambas, ainda em formação. Estes locais e produtores, beneficiaram-se da semente de arroz de variedade Makassane, disponibilizada pelo IIAM. Referir que antes, somente usavam variedades locais como Nenê, Bebê, Mamia e Mpulo, estás provenientes da província da Zambézia, mais ainda,  produzem batata-doce e Inhame no mesmo local, fazendo deste modo associação de culturas.  

A comunidade de Triunfo, através do porta voz da Associação, mostrou-se satisfeita com a nova variedade, Makassane, pelas características vigorantes que ela apresenta em relação as outras, embota com uma altura baiza e de rápido cíclo de maturação. Também, os produtores de Boane tiveram o mesmo sentimento em relação a esta variedade.

No caso de Mafuiane onde teve-se um diálogo com o padre Doménicon, na Missão São Frumenzio de Mafuiane (auci) e com a responsável técnica, que enalteceram a relação e o trabalho conjunto que tem desenvolvido com o IIAM, foi possível notar que houve avanços significativos, visto que resultou na adopção da variedade de Milho Gema possuidora de nutrientes ricos em proteinas alimentares que enriquece a dieta alimentar da comuidade local e demais, com especial atenção a dieta infanto juvenil, testemunhada até pela venda de seus produtos além da comunidade, mais ainda, a missão recebeu ramas de batata-doce de variedades Alishia, Vitória e Irene. É de salientar ainda que esta variedade, Gema, está sendo produzida de forma orgânica, processada e comercializada pela Missão, a nível local, pela comunidade residente e arredores. Támbem, a Missão tem vindo a trabalhar com produtores do Regadio de Mangaze, Mafuiane, Macuti e Cooperativa de Bagabago.

A adopção das vareiedades tanto de milho, como de batata-doce, deve-se ao facto de estas serem resistentes a seca e possuirem um valor nutricional conciderado alto.

Nesta viagem efectuada, de demostração e de verificação das zonas onde estão sendo radicadas as variedades disponibilizadas pelo IIAM o responsável, da equipa, Eng. Atumane Nuro, fez-se acompanhar pelo seu pelouro da EAU, a Enga. Cheila que é uma das mentoras da dessininação da variedade de Arroz e por  técnicos de comunicação do IIAM Sede.

Texto: Ilda Cherindza e Marcos Vieira Niuaia

Fotografia: Marcos Vieira Niuaia

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021