Informe Sobre o “Programa de Leguminosas de Grão”

Published by gerson changula on

Apresentação de dois temas de carácter científico: Informe Sobre o “Programa de Leguminosas de Grão” e “Melhoramento do Feijão Vulgar a partir do Cruzamento entre o Material Genético Andino e Mesoamericano”

Figura 1: Vista dos participantes do encontro mensal, na sala Save, IIAM-sede

No âmbito das suas competências, a Direcção de Agronomia e Recursos Naturais (DARN), desenvolve tecnologias agronómicas, silviculturais, práticas sustentáveis para o maneio e conservação de recursos naturais essenciais à actividade agrária, em particular da terra, água e flora, e conservar os recursos fitogenéticos do País. Neste contexto, no dia 02 de Junho de 2022, realizou-se na sala Save, nas instalações do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM)-sede, duas apresentações de caracter científico cujo primeiro tema abordava um “Breve Informe Sobre o Programa de Leguminosas de Grão, onde pretendeu-se contribuir para a segurança alimentar e nutricional através do aumento da produtividade das leguminosas, tendo em conta a preferência dos produtores e consumidores. Caracterizou-se as leguminosas oleaginosas (amendoim e soja) e as não oleaginosas (feijões, ervilha, grão-de-bico e outras). Outrossim,  referenciou-se que as leguminosas são também usadas na exploração agropecuária, para a nutrição animal. Todas estas características fazem com que as leguminosas de grão tenham um papel fundamental na alimentação em todo o planeta. E o segundo tema “Avaliação da viabilidade de introduzir pêlos radiculares longos e densos nos genotipos Andinos e Mesoamericanos no Phaseolus vulgaris” fez-se alusão que  a produção de feijão é limitada pela fertilidade do solo e a fertilização não é um remédio acessível. Na sequência, os melhoradores de plantas têm se preocupado principalmente em melhorar a resistência a doenças e rendimentos ( Productividade). Finalmente, identificou-se as características relacionadas a tolerância ao stress abiótico e mencionou-se as características dos Andianos (sementes grandes, sementes valiosas) e Mesoamericanos (tolerante a secas e tolerantes a doenças).

O evento contou com a participação maciva de técnicos da DARN e o no próximo foi agendado para dia 07 de Julho Proxima do corrente ano e apresentar-se-ão mais dois temas de carácter científico.

                      Texto: Rousseau Bila

                       Foto: Ilda Chirindza 

Figura 1: Anica Massas, a esquerda e Manuel Amane, a direita nas apresentações sobre o “Programa de Leguminosas de Grão” e “Melhoramento do Feijão Vulgar a partir do Cruzamento entre o Material Genético “Andino e Mesoamericano”.

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021