Comunicadores em Gaza capacitados sobre Advocacia e Biotecnologia Agrária

Published by gerson changula on

O IIAM realizou em Chókwè, nos dias 4 e 5 de Dezembro 2023, uma capacitação de 15 comunicadores da província de Gaza, provenientes de diferentes Órgãos de Comunicação Social e do Centro Zonal Sul.

O evento visava potenciar os comunicadores locais de ferramentas para melhor reportarem sobre o conhecimento e as soluções tecnológicas gerados pelo IIAM e seus parceiros, particularmente no atinente à Biotecnologia Agrária.

Os Oradores Alice Cambula,  Egas Nhamucho e Roseiro Moreira, todos do IIAM, apresentaram quatro temas: (i) Advocacia sobre OFAB – Moçambique, (ii) Pesquisa de Milho Geneticamente Modificado (Projecto TELA), (iii) Comunicação de Ciência e Biotecnologia Agrária, e (iv)  Enquadramento Legal da Testagem de Organismos Geneticamente Modificados pelo IIAM. A coordenação do evento coube à Chefe do Departamento de Comunicação e Divulgação, Sónia Nhantumbo.

Os participantes  visitaram o campo confinado de Testagem de Milho Geneticamente Modificado do projecto TELA, no Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), onde colheram explicações sobre a pesquisa do IIAM. Na ocasião ficou patente a necessidade de oferecer aos comunicadores cada vez mais oportunidades de interagirem com as fontes de comunicação de ciência como são os casos dos 4 oradores.

O evento decorreu no âmbito da implementação das actividades do OFAB-Moçambique e do TELA, dois projectos de parceria regional de África, de que o IIAM é parceiro. (Gabriel Matsinhe e Roseiro Moreira, em Chókwè).

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021