IIAM conta com novos Equipamentos para Laboratórios Veterinários

Published by gerson changula on

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), conta formalmente a partir desta quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, com importantes equipamentos para reforçar a capacidade de diagnóstico dos laboratórios veterinários no país. Os referidos equipamentos, todos ultra modernos e de alta precisão, incluem: incubadoras, refrigeradores, microscópios, e armários de biossegurança, totalizando 34 unidades maioritariamente digitais, entre portáteis e de colocação fixa. Trata-se de uma doação entregue pelo Representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em Moçambique, Dário Cipolla, acompanhado pela Representante da USAID em Moçambique, financiadora do equipamento, Kelly Badiane. A Cerimónia, presidida pela Directora Geral do IIAM, Prof. Dra. Zélia Menete, decorreu na Direcção de Ciências Animais (DCA), onde se localiza o Laboratório Central de Veterinária em Maputo. Avaliados em 5.000.000, 00 MT (cinco milhões de meticais), sem contar com custos aduaneiros, os equipamentos são de grande valia para os laboratórios veterinários.

Ao contextualizar a doação, a Directora Técnica da DCA, Dra. Otília Tomo explicitou que a recepção dos equipamentos resulta de uma avaliação previamente feita na instituição por consultores da FAO em meados de 2021, sobre as capacidades dos laboratórios veterinários, mapeando-as no quadro de um Sistema Nacional de Vigilância de Resistência Anti-Microbiana (RAM). “Como resultado da avaliação dos laboratórios foram deixadas recomendações, de entre elas, a elaboração de uma lista de equipamentos, reagentes, e consumíveis de laboratório, necessários para a detecção da RAM e para a biossegurança” – lembrou a Dra. Otília Tomo que fechou a sua intervenção introdutória com um toque de enorme satisfação pela concretização de um sonho da parceria institucional com a FAO: “A chegada deste equipamento, vai aumentar a capacidade do laboratório, (…) de vigilância RAM e permitirá maior biossegurança com vista à protecção da saúde pública”.

Para o Representante da FAO em Moçambique, Dário Cipolla, o IIAM é um parceiro tradicional com o qual “estou certo que vamos continuar com a nossa excelente cooperação”. Sendo, de acordo com aquele dignitário das Nações Unidas, os laboratórios de diagnóstico e investigação veterinária componentes essenciais na detecção e prevenção de doenças animais, e indirectamente,  na protecção da saúde pública justifica-se o apoio da FAO à investigação agrária, muito particularmente às ciências animais. Apoio do qual a entrega dos equipamentos de laboratório atesta apenas uma parte do cometimento da FAO relativamente ao desenvolvimento agro-pecuário em Moçambique, área em que o IIAM tem papel preponderante.

A Directora Geral do IIAM, Prof. Dra. Zélia Menete, deixando igualmente trasbordar a sua satisfação por tão avultado apetrechamento institucional com equipamento moderno de laboratório veterinário, agradeceu pelo apoio que a FAO e a USAID têm prestado à investigação agrária. “Como IIAM prezamos muito a nossa parceria que vem de longe. Sempre que houver oportunidade de trabalharmos em colaboração estamos sempre aí, desde que sejam aspectos mutuamente vantajosos” – assegurou Zélia Menete, mostrando ter nas suas palavras, o foco naquilo que possa conduzir o IIAM ao cumprimento cabal da sua missão de gerar conhecimento e soluções tecnológicas para o desenvolvimento do agro-negócio e a segurança alimentar e nutricional.

Por outro lado a Directora Geral do IIAM não deixou de sublinhar a necessidade de contínua formação e profissionalização dos quadros da instituição. Convicta, e indicando não estar a minimizar nenhum financiamento, asseverou que “se nós não investirmos nos quadros e se não tivermos o recurso humano como o centro de toda a transformação que queremos, nós não vamos chegar lá”. Ainda em tom de desafios para a mudança que se almeja, trouxe ao de cima a premente importância de se olhar para modalidades de comercialização dos produtos e serviços do IIAM dos quais as vacinas desenvolvidas pela investigação em ciências animais, ora reforçadas com os equipamentos recebidos, são um exemplo do potencial de geração de receitas próprias. Reconhecendo um outro desafio institucional, o de ter certificação internacional para os laboratórios, a fim de acautelar os padrões de qualidade, a Directora Geral usou da oportunidade para partilhar com os presentes que “dentro do Plano Estratégico do IIAM prevemos a restruturação do Estatuto do IIAM para ter maior autonomia para podermos comercializar alguns serviços. Comercializando-os, vamos poder caminhar para uma maior sustentabilidade dos serviços que providenciamos através da nossa rede de laboratórios”.

Importa referir para memória da posteridade que a iniciativa de apetrechamento dos laboratórios de veterinária surge no âmbito do projecto denominado “Apoio à Agenda Global de Segurança Sanitária (GHSA)”, implementado pela FAO com financiamento da USAID, de que o IIAM é um dos beneficiários. O projecto tem por objectivo fortalecer as capacidades dos sectores de Saúde Animal e Saúde Única para reduzir os riscos e impactos de doenças animais transfronteiriças, doenças zoonóticas endémicas e emergentes e resistência antimicrobiana.

(Roseiro Moreira e Gabriel Matsinhe/IIAM-DFDTT-DDIC).

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021