Algodão, Gergelim e “Dragon Fruit” com resultados de pesquisa animadores! 

Published by gerson changula on

Algodão, Gergelim e “Dragon Fruit” com resultados de pesquisa animadores!

A observação foi-nos avançada ao princípio desta tarde pela Directora Geral do IIAM, Prof. Doutora Zélia Menete, que iniciou esta quarta-feira (17), mais uma visita de trabalho ao Centro Zonal Nordeste (CZNd), tendo feito a sua primeira escala no Centro de Investigação e Multiplicação de Sementes de Algodão de Namialo (CIMSAN), distrito de Meconta, província de Nampula. Ali, teve a oportunidade de percorrer um dos campos experimentais de melhoramento dessa importante cultura de rendimento, também apelidada por ouro branco, tendo constatado que os resultados preliminares são animadores.

Ainda naquele distrito do corredor de Nacala, Zélia Menete apreciou com agrado um campo experimental de adaptação da fruta “Dragon fruit”, que foi trazida das Filipinas e já se mostra ter adaptação às condições agro-ecológicas de Namialo. Com potencial de mercado a nível das cidades moçambicanas, a “Dragon fruit” está a ser testada no Centro de Formação de Fruteiras – CFF, uma unidade experimental e de transferência de tecnologias do IIAM, adstrita ao seu Centro Zonal Nordeste (CZNd). No Centro de Formação de Fruteiras de Namialo, a líder da investigação agrária pública moçambicana testemunhou igualmente alguns momentos do processo de montagem de um ensaio de gergelim que visa avaliar a eficiência dos diferentes organismos num sistema de agricultura orgânica sustentável.

Postas as visitas de campo, Zélia Menete usou da oportunidade para um encontro de diálogo e sincronização com os técnicos em geral por forma a avaliar o nível de andamento das actividades do Centro de Formação de Fruteiras, oferecendo um alento a 2024 em franco arranque orientado aos resultados na nobre missão de produção de conhecimento e soluções tecnológicas para o desenvolvimento. Entremeando com expressões motivacionais e de fortalecimento do trabalho em equipas, a Directora Geral do IIAM avançou recomendações: foco no processamento das frutas para diversificação do consumo e garantia de melhoria nutricional das comunidades; e trabalho com as comunidades no sentido de mostrá-las diferentes formas de agro-processamento dos produtos das suas próprias machambas, capacitando-as para o seu auto-aproveitamento.

Nesta deslocação à Namialo, a Directora Geral do IIAM fez-se acompanhar pelo Delegado do Centro Zonal Nordeste, Dr. António Chamuene, pela Eng. Suzie Aline, com ela ida de Maputo, e por outros quadros do IIAM idos da Cidade de Nampula. (Suzie Aline, em Nampula e Roseiro Moreira, em Maputo/IIAM).

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021