Criada Iniciativa de Transferência Acelerada de Inovação em Moçambique

Published by gerson changula on

Criada Iniciativa de Transferência Acelerada de Inovação em Moçambique

“Numa iniciativa da USAID liderada pelo IITA, em parceria com o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), e em sincronia com outros Centros de Pesquisa Internacionais e mais parceiros na cadeia de valor agrária aos vários níveis, com vista à disseminação e implementação, de forma acelerada, das tecnologias e produtos da investigação agrária ao nível dos produtores e utilizadores finais, foi concluida a criação de uma nova iniciativa
sobre a Entrega Acelerada da Inovação tecnológica agrária em Moçambique”, segundo revelou a Directora Geral do IIAM, Prof. Dra. Zélia Menete, pouco depois do final de dois dias do Workshop para o efeito organizado na cidade de Nampula, de 18 a 19 de Janeiro corrente.

A iniciativa, que conta com o financiamento da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID), visa fornecer inovação e/ou tecnologias comprovadas aos pequenos agricultores através de redes de parceiros existentes e activos. As experiências dos seus diferentes parceiros têm testemunhado várias histórias de sucesso de desenvolvimento de tecnologias comprovadas que podem ajudar pequenos agricultores a melhorarem a sua vida. Com esta nova iniciativa pretende-se avaliar e colocar em prática as melhores formas de transferir as inovações tecnológicas em benefício directo das comunidades dos distritos de Alto Molócuè, Ilê, Murrupula, Mogovolas, Gorongosa, e outros de Niassa e Cabo Delgado tendo em conta a inclusão dos grupos mais vulneráveis. Não sendo virada a desenvolver novas tecnologias, a iniciativa preconiza essencialmente intregar tecnologias/inovações comprovadas e de impacto que respondam às preocupações e necessidade das comunidades por meio de parcerias público-privadas activas.

A nova abordagem de transferência de tecnologias e inovação corporizou-se numa Co-Criação dos parceiros da investigação agrária, no retro mencionado Workshop de Nampula (18-19/01/2024). Na sua intervenção de lançamento do evento a Prof. Dra. Zélia Menete contextualizou a audiência sobre o ponto de situação do IIAM nos últimos 5 anos em termos de recursos humanos, situação financeira, assim como a revisão dos documentos normativos da instituição, focalizando a necessidade de se criar uma maior visibilidade e audibilidade do IIAM para os parceiros de desenvolvimento no sector agrário, bem como ao público em geral.

Recorde-se que o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) é a instituição pública moçambicana de âmbito nacional cuja missão preconiza a produção de conhecimento e soluções tecnológicas para o desenvolvimento do agro-negócio e a segurança alimentar e nutricional, enquadrando-se nesse desiderato a Iniciativa de Transferência de Acelerada de Inovação ora criada na capital do Norte. (Suzie Aline e Roseiro Moreira/IIAM).

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021