XAI-XAI, CHOBELA E MAZIMUCHOPES CHAMADAS AO IMPULSO DA INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS ANIMAIS!

Published by gerson changula on

Unidades Experimentais do lIAM para o ramo de ciências animais, situadas nos distritos de Xai-Xai e Magude, províncias de Gaza e Maputo respectivamente, são chamadas a redobrar os seus esforços para o impulso da investigação agrária, no seu ramo específico, na região que compreende o Centro Zonal Sul (Maputo, Gaza e Inhambane). Trata-se do Laboratório Regional de Veterinária de Gaza (LRVG), em Xai-Xai, e das Estações Zootécnicas de Chobela (EZC) e de Mazimuchopes (EZM), em Magude. Esta última unidade experimental encontrava-se com actividades suspensas há quase 10 anos, devido à estiagem que em 2015 não terá deixado outra opção aos gestores senão a transferência do gado bovino para a vizinha Estação Zootécnica de Chobela (EZC).

Para o relançamento desse desiderato, a Directora Geral do IIAM, que realizou uma visita de avaliação ao Centro Zonal Sul, de 20 a 22 de Fevereiro, escalou aquelas três unidades experimentais, tendo sublinhado a sua importância, porquanto desempenham um papel fundamental na promoção da saúde animal, na prevenção de doenças e na garantia da segurança alimentar, conforme indicam as nossas fontes no compasso da visita. O Laboratório Regional de Veterinária de Gaza, por exemplo, realiza análises microbiológicas e diagnósticos de doenças como brucelose, tuberculose e raiva. Já a Estação Zootécnica de Mazimuchopes (EZM) volta ao funcionamento tendo ao Chefe daquela unidade, o Dr. Avelino Nhate, sido desafiada e confiada a revitalização da mesma com muito mais brio e dedicação que devotou à Estação Zootécnica de Chobela (EZC), enquanto esteve à frente daquela, e cujo novo Chefe passa a ser o Dr. Milton Murrombe, ora empossado para prosseguir a missão de fazer ali valer a pesquisa em ciências animais. Relativamente ao desafio da retoma da Estação Zootécnica de Mazimuchopes, o Chefe que para lá retorna, deverá com outros funcionários da unidade, identificar os edifícios prioritários para a reabilitação e as necessidades para o reinício das actividades, incluindo a assistência às comunidades locais. (Roseiro Moreira e Anica Massas/IIAM).

Categories: Noticia

XAI-XAI, CHOBELA E MAZIMUCHOPES  CHAMADAS AO IMPULSO DA INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS ANIMAIS!

Published by gerson changula on

Unidades Experimentais do lIAM para o ramo de ciências animais, situadas nos distritos de Xai-Xai e Magude, província de Gaza, são chamadas a redobrar os seus esforços para o impulso da investigação agrária, no seu ramo específico, na região que compreende o Centro Zonal Sul (Maputo, Gaza e Inhambane). Trata-se do Laboratório Regional de Veterinária de Gaza (LRVG), em Xai-Xai, e das Estações Zootécnicas de Chobela (EZC) e de Mazimuchopes (EZM), em Magude. Esta última unidade experimental encontrava-se com actividades suspensas há quase 10 anos, devido à estiagem que em 2015 não terá deixado outra opção aos gestores senão a transferência do gado bovino para a vizinha Estação Zootécnica de Chobela (EZC).

Para o relançamento desse desiderato, a Directora Geral do IIAM, que realizou uma visita de avaliação ao Centro Zonal Sul, de 20 a 22 de Fevereiro, escalou aquelas três unidades experimentais, tendo sublinhado a sua importância, porquanto desempenham um papel fundamental na promoção da saúde animal, na prevenção de doenças e na garantia da segurança alimentar, conforme indicam as nossas fontes no compasso da visita. O Laboratório Regional de Veterinária de Gaza, por exemplo, realiza análises microbiológicas e diagnósticos de doenças como brucelose, tuberculose e raiva. Já a Estação Zootécnica de Mazimuchopes (EZM) volta ao funcionamento tendo ao Chefe daquela unidade, o Dr. Avelino Nhate, sido desafiada e confiada a revitalização da mesma com muito mais brio e dedicação que devotou à Estação Zootécnica de Chobela (EZC), enquanto esteve à frente daquela, e cujo novo Chefe passa a ser o Dr. Milton Murrombe, ora empossado para prosseguir a missão de fazer ali valer a pesquisa em ciências animais. Relativamente ao desafio da retoma da Estação Zootécnica de Mazimuchopes, o Chefe que para lá retorna,  deverá com outros funcionários da unidade, identificar os edifícios prioritários para a reabilitação e as necessidades para o reinício das actividades, incluindo  a assistência às comunidades locais. (Roseiro Mário Moreira e Anica Massas/IIAM-DDIC).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021