PELO DIA DAS FLORESTAS:PLANTAR UMA ÁRVORE É CONTRIBUIR PARA A PROTECÇÃO DA BIODIVERSIDADE!PELO DIA DAS FLORESTAS

Published by gerson changula on

Convictos que com mais árvores, mais se firma a conservação da vida na natureza, quadros do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) a todos os níveis, espalhados pelos seus 4 Centros Zonais e pelas diferentes Unidades Experimentais em todo o país, comemoraram nesta quinta-feira (21 de Março) o Dia Internacional das Florestas, que é igualmente Dia Mundial da Árvore, juntando-se em actividades de plantio de árvores, palestras criativas sobre a sua importância, e limpeza dos recintos arborizados entre as instalações da instituição. Em Maputo, por exemplo, onde se localiza a Sede do IIAM, as actividades arrancaram pela manhã cedo, com a Doutora Otília Tamele Tomo, Directora Técnica de Ciências Animais, em substituição da Directora Geral, a abrir as comemorações da efeméride florestal, que se assinala anualmente nessa data em todo o mundo.

Na sua alocução, Otília Tomo sublinhou que as florestas são o berço da biodiversidade e são responsáveis por fornecer subsídios necessários para a sobrevivência de plantas e animais. Numa intervenção que elevou significativamente o interesse da audiência, a substituta da Directora Geral acrescentou que para além de constituirem um recurso natural renovável, gerador de múltiplos bens e serviços de maior importância para o ambiente, as florestas contribuem para a melhoria da economia do país e da qualidade de vida das suas populações, quer no meio rural quer urbano.

A comemoração do 21 de Março como Dia Internacional das Florestas decorre de uma Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2012 com a intenção de consciencializar a população a reflectir sobre a importância das florestas e a necessidade da sua preservação e do seu uso sustentável. Entretanto, a mesma data reflecte o Dia Mundial da Árvore que remonta de 1872. O IIAM, sendo uma instituição de pesquisa que para além das ciências agronómicas, animais, sócio-económicas e de transferência de tecnologias desenvolve pesquisas no ramo florestal dando o seu contributo na conservação da biodiversidade em Moçambique,  não podia deixar a data em branco, pelo que se mobilizou ao nível nacional e celebrou-a sob o lema: PLANTAR UMA ÁRVORE É CONTRIBUIR PARA A PROTECÇÃO DA BIODIVERSIDADE!

Socorrendo-se da Missão do IIAM, que comtempla a necessidade de cuidar da biodiversidade, e sendo esta instituição o santuário de um riquíssimo Jardim Botânico Nacional, onde se encontra o espelho vivo da configuração florestal do país, a  Directora Geral do IIAM, na voz da Doutora Otília Tomo, que a substituiu no acto inaugural das celebrações, convidou a todos os funcionários da instituição a fazerem a diferença plantando uma árvore sempre que possível e a não se esquecerem do combate ao desmatamento, uma solução vista como fundamental para mitigar o avanço  dos efeitos das alterações climáticas. Ela mesma, procedeu ao plantio da primeira de 9 mudas de ávores que desde este 21 de Março passaram dos viveiros do Centro de Investigação Florestal (CIF) em Marracuene para o Jardim Botânico Nacional no campus principal do IIAM, na cidade de Maputo. Com 16 hectares, o Jardim Botânico Nacional foi criado em 1964 e tem também servido como campo de estudo para discentes e pesquisadores de Universidades nacionais e estrangeiras.

As outras 7 mudas que passam a enriquecer o átrio florestal do IIAM coincidente com o seu Jardim Botânico Nacional foram plantadas por Directores Técnicos e voluntários presentes. Cada muda plantada levou na respectiva placa de identificação a assinatura de quem a plantou, o que fica para a posteridade. Enquanto a primeira leva a assinatura de “Otília”, a última muda (de um cafezeiro) leva a assinatura “Zélia”, pois teve a honra de ser plantada pela Directora Geral efectiva, a Professora Doutora Zélia Menete, que entretanto se juntou às comemorações ao final da manhã, chegando de uma missão de trabalho pelas províncias de Manica e Tete, parte do Centro Zonal Centro. (Roseiro Moreira e Gabriel Matsinhe/IIAM)

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021