INSPECTORAS DE MATADOUROS ENALTECEM FORMAÇÃO DO IIAM SOBRE BIOSSEGURANÇA NA CADEIA DE PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE

Published by gerson changula on

Decorre de 9 a 12 de Abril corrente, na Cidade e Província de Maputo, a terceira e última fase do Curso de Formação de Formadores em Avicultura, organizado pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), através da sua Direcção de Ciências Animais (DCA) em parceria com o AERES Training Centre International, da Holanda. Esta fase é essencialmente prática, colocando os participantes já como formadores num contexto real, perante grupos-alvo por si pre-seleccionados nas fases anteriores, decorridas em Janeiro e Março.

Formadores do AERES Training Centre International estão mais uma vez em Moçambique, para acompanhar e avaliar o desempenho dos seus formandos já prestes a concluir o curso, após um período intermédio de sessões virtuais on line no mês transacto. A Dra. Diane Cumbula, Coordenadora do Projecto “Formando o Formador: Melhorando a Indústria Avícola em Moçambique”,  na DCA, declarou que “durante 4 dias, os participantes da primeira e segunda fases deverão partilhar os conhecimentos adquiridos com outros intervenientes e interessados na cadeia de produção de frangos, entretanto seus formandos, cumprindo-se assim os objectivos de formar formadores na área de avicultura nas suas diferentes vertentes.”

Sob o tema “Biossegurança na Criação de Pintos (Frangos de Corte)”, e com o objetivo de “prevenir ou diminuir a probabilidade de introdução e de disseminação de agentes infeciosos, eliminando ou minimizando riscos de saúde dos animais e do homem”, Elias Machiana, Érica Mendes, Chantel Nguenha e Matilde Onuana, abriram o activo do cíclo de sessões de formação desta última fase. O seu grupo-alvo directo ou os seus formandos foram 9 funcionários da FAVOS DE MOÇAMBIQUE e a sessão de formação teve lugar numa das unidades desta empresa privada de produção industrial de frango, situada no extremo sul do distrito de Marracuene, Região Metropolitana do Grande Maputo. As sessões compreenderam uma parte teórica em plenária e outra prática num Pavilhão com capacidade para acomodar o  desenvolvimento de 2.000 pintos por lote. Parte do “conjunto de medidas e procedimentos para a prevenção, controle e segurança aplicadas nas explorações avícolas” ou seja biossegurança, segundo o que foi transmitido aos formandos da FAVOS DE MOÇAMBIQUE, foi possível identificar e abordar na prática no pavilhão visitado.

Um outro grupo de formandos, praticamente em exames finais com as suas próprias sessões de formação escolheu como grupo-alvo 6 funcionários do ramo de limpeza e higienização da empresa HIGEST, situada na zona da Machava, Município da Cidade da Matola. Trata-se de Cláudia Couana, Creva Chipande, e Tessa Caetano que abordaram o tema “Higienização de Matadouros”, afirmando que “por forma a garantir a segurança dos alimentos, as boas práticas de higiene das instalações, equipamentos e utensílios, devem ser devidamente contempladas por um programa de higienização.” Tal como no curso dos seus pares em Marracuene, a sessão teórica foi complementada por uma sessão prática durante a qual dificuldades operacionais e materiais foram partilhadas enquanto dúvidas iam sendo ultrapassadas e receios supridos pela auto-confiança transmitida pelos formadores e avaliadores.

Nota importante tem sido a participação de Inspectores de Matadouros do Ministério da Agricultura, afectos às Direcções Nacional, Provincial e Distrital. Por exemplo, na sessão de formação em Marracuene, esteve como convidada a Inspectora dos Serviços Distritais de Actividades Económicas daquele distrito, Renalda Salatiel, para quem “Foi uma honra poder participar da formação em matéria de biossegurança das instalações, na FAVOS DE MOÇAMBIQUE, visto que é um tema de extrema importância na cadeia de produção avícola”. Para aquela Inspectora o conhecimento da biossegurança “é uma mais valia para nós, pois permite a  produção  de um frango saudável, garantindo desse modo um produto de qualidade”. É assim que Renalda Salatiel congratula a iniciativa do IIAM e espera que haja  mais formações  com temas de grande  impacto na produção e no processamento de frango de corte.

Por seu turno, Cláudia Maria Couane, que participa no curso desde o seu início em Janeiro, e é Inspectora  de Matadouros na Direção Província de Agricultura (DPA) de Maputo, mostrou-se grata ao IIAM, focando-se na importância do curso: “Em primeiro lugar agradecer pela oportunidade de fazer parte desta formação. São estas formações de que precisamos para que possamos desenvolver na linha avícola. A avicultura tem vindo a crescer a cada ano e é muito importante que o país tenha um grupo com alta qualidade de formação para poder formar aos outros e sermos capazes de responder àquilo que são as reais necessidades de Moçambique, no sub-sector avícola.”

Classificando a formação como sendo de certa forma abrangente à toda cadeia da avicultura no que concerne aos conteúdos transmitidos, a Inspectora da DPA Maputo, Cláudia Couane apresenta-se confiante que os resultados do curso terão maior impacto se mais províncias e distritos forem contemplados pelos planos de formação do IIAM e do AERES Training Center Internacional. Nas suas próprias palavras: “a réplica desta formação é de extrema importância, principalmente para aquelas províncias que têm matadouros industriais com alta demanda”. Fundantando essa tese, Cláudia Couane sublinha que “ficaremos mais e melhor municiados para auxiliarmos a linha avícola (os criadores) a conhecerem as boas práticas de maneio, assim como aos processadores a garantirem um produto de qualidade, incluindo a conservação do produto, e também aos clientes e consumidores a estarem seguros de receber um produto livre de contaminações e de qualidade confiável.” Esta Inspectora vai mais longe antecipando que: “é possível Moçambique estar ao nível de exportar o seu frango assim como aumentar a validade do produto por este reunir todos os padrões aceitáveis.”

Com efeito a observância das normas de biossegurança na criação de aves é muito importante para garantir um produto livre de contaminações, o que por sua vez garante a saúde pública. Os Inspectores são a autoridade competente indicada pelos Serviços de Veterinária para zelar por esta componente, pelo que o seu conhecimento sobre a biossegurança é de extrema importância. Com noção desse pormenor, o IIAM reserva para esta quinta-feira uma abordagem especial sobre esta matéria tendo como grupo-alvo os Inspectores de Matadouros, como revelou a Coordenadora do Projecto, Diane Cumbula.

Mas estes cursos deverão ser contínuos e cada vez mais direccionados a públicos de todas as províncias e distritos. E mais, deverão ser complementados por mensagens de comunicação “por meio de palestras, debates nas rádios, televisões, e até em locais específicos durante feiras e eventos de entretenimento”, como acredita Cláudia Maria Couane, Inspectora da Direcção Provincial da Agricultura, agora também formada no âmbito do Projecto “Formando o Formador: Melhorando a Indústria Avícola em Moçambique” que esta sexta-feira termina. (Roseiro Moreira/IIAM)

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021