PARA TRÊS SUB-UNIDADES:DIRECTORA GERAL DO IIAM EMPOSSA NOVAS LIDERANÇAS!

Published by gerson changula on

Três Sub-Unidades do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) contam formal e efectivamente desde esta terça-feira, 28 de Maio de 2024, com novas lideranças para o seguimento dos objectivos da instituição. Trata-se da Estação Agrária de Umbeluzi (EAU), do Posto Agronómico de Ricatla (PAR) e da Unidade de Semente Básica (USEBA) que passam a ser lideradas por três destacados quadros pela causa de produção de conhecimento científico e soluções tecnológicas. São eles, pela sua ordem de tomada de posse: Doutora Stella Esmeralda da Conceição Nhanala (para Chefe da EAU), Mestre Atumane Nuro (para Chefe do PAR), e Mestre Klinarda Bernardo Viandro (para Chefe da USEBA).

Espera-se destes quadros um cada vez maior e mais incisivo empenho para o alcance de resultados e a sua consequente disseminação e disponibilização aos produtores dos sectores familiar e empresarial de todo o país, segundo a cada um deixou ficar a Directora Geral do IIAM, Professora Doutora Maria Zélia Lopes Menete, que os empossou em solenidades diferentes ao abrigo de competentes Despachos de Nomeação por si exarados a 10 de Abril de 2024. “Eu, Stella Esmeralda da Conceição Nhanala, juro por minha honra servir fielmente o Estado e a Pátria moçambicana, e dedicar todas as minhas energias ao serviço do povo moçambicano no exercício das funções e tarefas que me são confiadas (…)“ – com estas palavras, que seriam depois sucessiva e ritualmente pronunciadas por Atumane Nuro e Klinarda Viandro, cada empossado logrou entregar-se ao chamamento da Pátria, deixando de lado todos os seus sonhos individuais e abraçando sem receios nem barreiras os desígnios institucionais do IIAM.

A primeira cerimónia de tomada de posse decorreu ao dealbar do dia laboral, na Estação Agrária de Umbeluzi (EAU), tendo a Directora Geral do IIAM sido acompanhada pelo Director Técnico de Planificação, Administração e Finanças (DPAF), dr. Júlio Manjate e pela Directora Técnica de Formação, Documentação e Transferência de Tecnologias, Doutora Albertina Alage. Durante a cerimónia, o Mestre Atumane Nuro, transferindo as funções à sua sucessora enfatizou o compromisso com a excelência e o desenvolvimento contínuo da equipa da EAU no novo capítulo de liderança que se inicia, conforme refere a Engenheira Anacleta Mugabe, a quem coube o papel de apoio à comunicação naquela solenidade. A nossa colaboradora adianta que “por seu turno, a ora empossada Doutora Stella Nhanala ressaltou a prossecução da visão e dos objectivos da instituição” destacando e chamando à colação “a importância da colaboração e do compromisso de todos para o alcance das metas estabelecidas” em cada fase do desenvolvimento da investigação agrária levada a cabo pelo IIAM e seus parceiros em prol da agricultura em geral.

Já na segunda cerimónia, no Posto Agronómico de Ricatla, o Engenheiro José Lopes Malevo, antecessor do empossado, que passa a reforma após mais de 35 anos de serviço ao Estado Moçambicano, agradeceu por todo o apoio que foi recebendo ao longo do exercício da sua liderança e exortou a todos a “trabalharem como se fossem gémeos, pois não há trabalho da Directora Geral ou do Chefe do Posto Agronómico e trabalho dos outros quadros. Mas sim, há trabalhos de todos”, entre líderes e colaboradores como uma equipa em permanente coordenação e interdependência. A Directora Geral do IIAM ligou a transferência para Ricatla do Mestre em Fitotecnia com especialidade em fruteiras, Atumane Nuro, ao facto de “querermos transformar este local, conseguirmos melhor colaboração entre este Posto e o Centro de Investigação Florestal (CIF), e comercializarmos aquilo que produzimos, aquilo que tem saída, diversificando conforme a demanda do mercado e capitalizando o diferencial deste”. Para além de estimular a produção e comercialização de mudas de plantas o novo timoneiro do Posto Agronómico de Ricatla, recebeu da Directora Geral do IIAM como outros desafios em sintonia com o CIF: a realização de cursos de curta duração sobre enxertia, a atracção de parcerias público-privado, e a elaboração de publicações sobre as plantas, quer sejam fruteiras, madeireiras ou ornamentais.

Na terceira e última cerimónia de 28 de Maio de 2024, já no IIAM-Sede, a empossada Klinarda Viandro agradeceu à Directora Geral do IIAM pela confiança que nela deposita e reiterou empenhar-se para fazer valer o postulado nos termos da sua tomada de posse, jurando por sua honra servir fielmente o país, dedicando-se totalmente ao serviço dos moçambicanos enquanto Chefe da Unidade de Semente Básica (USEBA). A Mestre em Melhoramento de Plantas Klinarda Viandro assegurou que levará em frente o trabalho iniciado pelos seus antecessores seguindo os seus ensinamentos, as suas experiências e contando com toda a riqueza intelectual dos quadros de que a Unidade dispõe bem assim o suporte e a mentoria permanentes da liderança geral do IIAM. Na circunstância, a líder transformacional do IIAM, Zélia Menete, apontou a transformação da USEBA como uma acção em curso e que deve ser continuada para que as recomendações da Reunião Nacional dos Actores da Cadeia de Sementes sejam implementadas, com destaque para a assinatura de contractos com as empresas de sementes, as questões de observância dos direitos de propriedade intelectual e a viabilização da comercialização de sementes com retornos financeiros para o reinvestimento na investigação agrária.

As três cerimónias foram concluídas com um sentimento de optimismo e entusiasmo, com todos os que se fizeram presentes em Umbeluzi (Boane), Ricatla (Marracuene) e no IIAM – Sede (Cidade de Maputo) expressando expectativas positivas para cada nova gestão espelhada nos briosos quadros a quem a Professora Doutora Zélia Menete confiou, enquanto Directora Geral aglutinadora de sinergias para uma permanente corrida pelo alcance de resultados palpáveis, dissemináveis e adoptáveis como soluções tecnológicas para o desenvolvimento do agro-negócio e o combate à insegurança alimentar e nutricional. (Roseiro Mário Moreira e Anacleta Benedito Mugabe).

Categories: Noticia

Direitos Reservados ao IIAM 2021