Acrescentando valor de plantas nativas, IIAM promove o agroprocessamento.

Published by gerson changula on

Por: Felicidade Macome, Gabriel Matsinhe e Rousseau Bila

A Direcção de Ciências Animais, realizou no dia 9 de Abril de 2025, na Vila Municipal da Manhiça, Província de Maputo, na Sala de reuniões da Administração do Distrito da Manhiça, uma cerimónia de divulgação do Projecto de Processamento e Comercialização de Produtos Alimentares Derivados de Plantas e Frutas Subutilizadas em Moçambique e na Namíbia, financiado pelo Fundo Nacional de Investigação. O evento foi honrado pela presença da Excelentíssima Senhora Maria Fernanda Moçambique, Administradora do Distrito da Manhiça, que presidiu a abertura do evento, onde contou com a presença do Director Nacional Adjunto do Fundo Nacional de Investimento (FNI), Doutor Florêncio Extermo Maulano, Doutora Aissa Fátima, Directora dos Serviços das Actividades Económicas (SDAE) técnicos, produtores, investigadores do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), e parceiros de cooperação. O governo local congratulou a iniciativa e apelou a maior colaboração institucional para dinamizar a cadeia de processamento de leite.

O IIAM representado pela Directora Técnica da Direcção de Ciências Animais (DCA), Doutora Otília Tomo, manifestou a disponibilidade da Investigação em continuar a trabalhar com os produtores para o fortalecimento da cadeia de valor de leite. Como resultados divulgados, foram apresentados produtos desenvolvidos nomeadamente: iogurtes. jam, sopas, xaropes e sumos feitos com base de frutas e plantas nativas. Acções de seguimento
Identificação de uma entidade para massificação dos produtos,
protecção dos produtos desenvolvidos através do registo, produção de materiais de disseminação dos resultados (manuais de treinamento e publicações conjuntas), apoio técnico aos produtores no acesso aos laboratórios e registo dos seus produtos.

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *