IIAM participa das  “Jornadas Cientificas FAEF 2022”

Published by gerson changula on

No contexto das celebrações dos 60 anos do ensino superior em Moçambique e em particular dos 59 anos da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal / FAEF, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro de 2022, o IIAM participou das “Jornadas Científicas FAEF 2022”, realizada no Campus Univesrsitário da Universidade Eduardo Mondlane. Este evento contou com a participação de docentes, investigadores, estudantes, intituições de ensino superior e de investigação ligadas ao sector agrário.

Em seu discurso de abertura, a Directora Geral do IIAM, Doutora Olga Fafetine, afirmou que a geração de resultados de investigação agrária requer um trabalho contínuo e longo que se vai complementando durante muitos anos. Assim, podemos salientar que nos últimos 10 anos o IIAM participou em projetos conjuntos de investigação com seus parceiros de centros internacionais de pesquisa, das instituições académicas nacionais incluindo a Univesidade Eduardo Mondlane, e institutos congéneres na África Austral que geraram e/ou validaram tecnologias novas e produtos prontos para serem disseminados e utilizados pelos produtores. Deste modo, estas jornadas são uma oportunidade para fortalecer a complementaridade entre os laboratórios do Institudo de Investigação Agrária de Moçambique e equipes técnicas, e publicação em co-autoria dos resultados da investigação.

Por sua vez, o Director da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal / FAEF, o Professor Doutor Rogério Marcos Chiulele, abriu seu discurso afirmando que o evento deve ser um momento de reflexão sobre aquilo que tem sido e deverá ser o ensino superior em Moçambique, e muito em particular sobre como é que cada um de nós está, e colectivamente estamos e devemos realizar a nossa missão de formar técnicos altamente qualificados, realizar a extensão e investigação para gerar tecnologias e inovações que vão contribuir para a transformação da agricultura, e dos sistemas agroalimentares em Moçambique, na região e no mundo.

O dia de abertura contou com uma palestra seguida de debates sob o tema “Reflexão sobre o papel do ensino, investigação e extensão no sector agrário”, em teve como oradores a Profa. Dra. Cristina Tembe (Fac. Educação), Prof. Dr. Luís Artur (FAEF), Dr. Arsénio Ndeve (FAEF), Dra. Tereza Alves (IIAM) sob moderação da Profa. Dra. Amélia Siduma (FAEF).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021