EM NAMPULA: HOTÉIS BUSCAM TECNOLOGIAS DE PROCESSAMENTO DO IIAM

Published by gerson changula on

Plaza, Season e New, hotéis situados na Cidade de Nampula, podem parecer estranhos a muitos no contexto do desenvolvimento e transferência de tecnologias de processamento de alimentos. Todavia, sendo aqueles estabelecimentos de restauração e de confecção de alimentos para diferentes utentes, são obviamente parte importante da cadeia de valor de transferência de tecnologias agrárias no que concerne aos beneficiários finais dos produtos e serviços gerados pela investigação agrária, mormente o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

A confirmar isso, sinalizam pela positiva os pedidos que a indústria hoteleira sediada na maior cidade nortenha de Moçambique passou a fazer ao IIAM para o treinamento do seu pessoal em Tecnologias de Processamento de Alimentos, incluindo cereais, leguminosas, hortícolas, frutas bem como produtos de orígem animal. Com efeito, regista-se na cidade de Nampula, cada vez mais interesse dos hotéis pelo processamento de alimentos com base em culturas desenvolvidas a partir da investigação agrária nacional, as quais são altamente nutritivas e de custo acessível.

A demanda pelo conhecimento das tecnologias de processamento de alimentos decorre de uma acção proactiva do Centro de Formação de Fruteiras de Namialo (CFFN), localizado no distrito de Meconta. Este ponto do país é atravessado pelo Corredor de Desenvolvimento de Nacala, uma das mais preferidas vias de acesso ao comércio mundial. Com essa localização estratégica, o Centro de Formação de Fruteiras de Namialo, torna-se numa das unidades experimentais e de transferência de tecnologias privilegiadas pela natureza, não devendo senão tirar usufruto disso, elevando o bom nome e a imagem do IIAM no quadro do Centro Zonal Nordeste (CZNd) a que se encontra adistrito.

Afinal pode aquele Centro de Fruteiras, que se ergue como um tesouro de transferência de tecnologias, quebrar tabus e avançar na atracção de parcerias para além da caixa, oferecendo soluções tecnológicas à indústria hoteleira consonte os pedidos desta, que aliás decorrem de uma das acções proactivas do IIAM cujo epicentro mais recente foi uma mini exposição realizada a 22 de Fevereiro de 2024 na cidade de Nampula, concretamente no Hotel Plaza. Compunham a exposição, que catapultou a demanda pelas tecnologias de processamento de alimentos do IIAM, vários sub-produtos processados, como mostram as imagens gentilmente cedidas pelo Centro de Formação de Fruteiras de Namialo. (Roseiro Mário Moreira/IIAM, Maputo).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021