INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS DE CORTE:IIAM Com Bons Resultados sem Catuane

Published by gerson changula on

Numa visita de monitoria efectuada esta terça-feira (27 de Fevereiro) pela Directora Técnica de Ciências Animais, Doutora Otília Tamele Tomo, a uma Unidade Agro-pecuária em Catuane, Distrito de Matutuine, Província de Maputo, foram revelados resultados encorajadores de uma campanha de inseminação artificial realizada pela Direcção de Ciências Animais (DCA) no transacto ano de 2023. A unidade em causa (Agro-pecuária Folha Verde) é uma das empresas pecuárias comerciais parceiras do IIAM, através da DCA nas suas actividades de pesquisa aplicada.

Os dados relatados apontam que de um universo de 121 vacas inseminadas nasceram 36 vitelos, correspondentes a 28,8% de partos. “Considerando que a percentagem máxima esperada seria de 33% numa única ovulação, este resultado é bastante positivo”, apontam investigadores da DCA envolvidos na operação.

A visita decorreu no contexto de uma parceria entre a DCA e a empresa de sementes K2, ao abrigo da qual ambas instituições pretendem ensaiar a adaptabilidade de duas variedades de Luzerna, uma de Capim da Rodésia (Já em campo desde 2023, com bons resultados) e uma última de mapira. forrageira. No quadro dessa parceria, a empresa K2 assegura a semente enquanto o IIAM orienta a Folha Verde nos ensaios on-farm.

Desta forma, o IIAM materializa a sua missão de produzir conhecimentos e soluções tecnológicas para o desenvolvimento do agro-negócio. Aliás, com os resultados até agora observáveis naquela Unidade Agro-pecuária do Posto Administrativo de Catuane, no extremo sul do país, quer os proprietários quer os outros produtores das comunidades circunvizinhas estão motivados a a abraçar a solução tecnológica de inseminação artificial e esperam ansiosamente testemunhar o desempenho dos vitelos até ao desmame culminando com o abate para o abastecimento de carne ao mercado, quando for chegada a hora certa.

O trabalho da investigação em ciências animais consegue assim demonstrar ao nível dos produtores locais, que “com a inseminação artificial pode ser aumentada a produção e a produtividade pecuária pela melhoria da qualidade genética das manadas, sob custos muito mais baixos comparativamente à aquisição e manutenção de touros”, conforme relatos colhidos durante a visita.(Abílio Changule/ DCA e Roseiro Moreira/DDIC).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021