SINTONIZADO ÀS NAÇÕES UNIDAS: IIAM ELEVA IMPORTÂNCIA DAS LEGUMINOSAS

Published by gerson changula on

Numa Mesa Redonda organizada pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), esta quinta-feira (29), último dia do mês dedicado às Leguminosas de Grão (Fevereiro) foi vincada a importância nutricional destas culturas alimentares, aumentando o conhecimento público sobre as mesmas. Bem concorrido, quer presencialmente quer através de plataformas digitais, o evento teve lugar no Centro de Formação Agrária de Maniquenique (CFAM), distrito de Chibuto, província de Gaza. O CFAM é uma unidade experimental e de transferência de tecnologias do IIAM situada no seu Centro Zonal Sul (CZS), que compreende as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. 

Sob o lema “Leguminosas: nutrir as pessoas e os solos”, o mundo inteiro festejou a 10 de Fevereiro, uma das suas maiores riquezas alimentares, as leguminosas de grão, entre elas: feijões, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, soja e amendoim. Com efeito, pesa sobre aquela data uma importância transnacional porquanto foi declarada Dia Mundial das Leguminosas, pela   Resolução 73/251 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de Dezembro de 2018, desde então assinalando-se anualmente essa efeméride. Este reconhecimento a tão cimeiro nível da diplomacia económica mundial retempera a “importância das leguminosas na alimentação dos povos de todo o mundo”, como refere a imprensa internacional citando fontes documentais de organismos das Nações Unidas.

Moçambique, através do IIAM, não podia cruzar os braços vendo passar a caravana mundial pelas leguminosas de grão. Os pesquisadores destas culturas, ora orientados por uma Directora Geral que promove o debate público das conquistas da investigação agrária, fizeram da data um momento de reflexão e de partilha de conhecimento sobre as leguminosas de grão que se extrapolou pelo mês inteiro, celebrando o que há de bom nas referidas culturas para a salvaguarda de uma boa nutrição humana sem descurar o contributo delas para o melhoramento da saúde do solo.

Pesquisadores nacionais e internacionais de leguminosas são unânimes no posicionamento segundo o qual “estes alimentos são uma grande fonte de proteína e têm um baixo teor de gordura”. Esta constatação leva-os a considerem que “o seu consumo é muito importante, não só em situações de difícil acesso à lacticínios e carne, mas também no âmbito da prevenção e do combate à obesidade”.

Conforme uma das comunicações feitas na Mesa Redonda, a produção dos alimentos depende dos solos. Os solos saudáveis não só proporcionam bons limentos mas também fornecem os minerais necessários para evitar a desnutrição, o atraso no crescimento e outras doenças relacionadas com a deficiência de nutrientes, como a anemia – explicita o conhecimento científico de várias fontes. Por outro lado, as leguminosas não só fornecem alimento para a humanidade, como também mantêm os solos saudáveis. É dado como fidedigno que o seu cultivo ajuda a fertilizar os solos, impactando na redução do uso de adubos químicos. Os pesquisadores moçambicanos de leguminosas apontam até as espécies de leguminosas que mais podem contribuir para o restauro dos nutrientes no solo e melhorar a propensão destes para maior produtividade das culturas neles semeadas.

Entretanto, uma das recomendações saídas da Mesa Redonda de Maniquenique orienta para uma melhor estratégia de comunicação e maior socialização das leguminosas em todo o país, potenciando o IIAM como um todo e as suas unidades experimentais de transferência de tecnologias como o Centro de Formação Agrária de Maniquenique na promoção de eventos do género, Dias de Campo, cursos de curta duração aos produtores locais com pacotes tecnológicos e de comunicação efectiva orientados pela demanda. (Roseiro Mário Moreira/IIAM)

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021