VIVEIRISTAS E HORTICULTORES PRODUZEM 9800 MUDAS EM MANHÃ DE FORMAÇÃO NO CITTAU!

Published by gerson changula on

Um total de 9800 mudas de tomate, repolho e cebola foram esta quarta-feira (6 de Março) produzidas por Viveiristas e  Horticultores de Boane, em resultado de uma sessão de formação em campo levada a efeito pelo CITAU, Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias de Umbelúzi. Adjacente à Estação Agrária de Umbelúzi (EAU), no distrito de Boane, província de Maputo, o CITTAU é uma unidade do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

Tratou-se do Primeiro Curso de Formação de Viveiristas e Produtores de Hortícolas em matéria de produção de mudas. O objectivo da formação foi de partilhar as experiências dos pesquisadores do IIAM, apoiando os produtores de hortícolas a desenvolverem capacidades e competências locais para a produção de mudas de boa qualidade, como também promover a transferência de tecnologias agrárias desenvolvidas pelo IIAM e seus parceiros de investigação agrária. Para além de  15 produtores do Baixo Umbelúzi (Distrito de Boane), dos quais 7 homens e 8 mulheres, participaram na formação 4 técnicos do SDAE-Boane; 2 técnicos da EAU, 1 viveirista, e 6 técnicos do próprio CITTAU.

A formação cobriu uma abordagem inicial teórica em sala de aula sobre todo o processo de produção de mudas em bandejas e a sua importância, destacando-se minuciosamente as fases deste processo até à venda e/ou transplante das mudas no campo definitivo. Seguiu-se depois para a fase prática, em que os envolvidos participaram na preparação do substrato, enchimento das bandejas, sementeira e arrumação das bandejas no encubador.

Em termos de tecnologias, foi usado o substrato comercial feito à base da fibra de côco (Cocopeat) e enriquecido por sulfato de potássio, e as bandejas isopor de 200 células. Foram usadas sementes de três culturas: tomate (variedade Kilele), repolho (variedade Glória) e cebola (variedade Africa Red).

No total foram produzidas 9.800 mudas, que se encontram em desenvolvimento no  CITTAU, pevendo-se que num período de 4 semanas (28 dias) estejam disponíveis para transplante nos campos dos produtores. Terminada a formação, a Chefe do CITTAU, dra. Rasónia Saveca apelou aos produtores para que o conhecimento adquirido seja útil e aplicado na produção de mudas de boa qualidade para as diferentes hortícolas e assim elevar a produção e produtividade das mesmas. (Askot Alafi – CITAU/IIAM, com imagens de Gabriel Matsinhe – DDIC/IIAM)

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021