IIAM BUSCA ESTRATÉGIAS DE COMBATE DA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA

Published by gerson changula on

“Resistência Antimicrobiana (RAM) pode ser entendida como a capacidade que os microrganismos têm de se alterarem quando expostos a antimicrobianos tornando-os inecfetivos. Trata-se de um fenómeno natural, entretanto o processo pode ser acelerado pelo uso inadequado de antimicrobianos em humanos, animais e plantas. Em Moçambique a epidemiologia, a virulência e os padrões de resistência das infecções bacterianas em animais continuam desconhecidos na maior parte do país”. Estas afirmações emanam de uma palestra realizada na terça-feira (2 de Abril), subordinada ao tema “Estratégias de Detecção e Combate da Resistência Antimicrobiana”. O evento decorreu de forma híbrida, com a audiência presencial tendo como palco a Sala Zambeze, na Sede do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Cidade de Maputo. Consciencializar os intervenientes na cadeia de produção animal e o público em geral sobre a Resistência Antimicrobiana e o seu impacto na saúde pública foi o objectivo da palestra, organizada pela Direcção de Ciências Animais (DCA), uma Unidade Orgânica Central do IIAM.

Na sessão de abertura, a Doutora Otília Tamele Tomo, Directora Técnica de Direcção de Ciências Animais, em substituição da Directora Geral do IIAM sublinhou que se pretende unir esforços face à conjuntura sócio-económica do país e à importância agrária, uma vez que “somos parte fundamental desta missão honrosa cujos resultados o povo muito espera de todos nós”.  Para a Directora Técnica de Ciências  Animais, a Resistência Antimicrobiana (RAM) constitui um grande problema de saúde pública e um dos maiores perigos para o meio ambiente. Por isso que é importante conhecer a Resistência Antimicrobiana (RAM) para que melhor se possa combatê-la. É igualmente importante adoptar uma abordagem de intervenção multissectorial englobando vários intervenientes na saúde humana, entre eles o público em geral.

Na sua contextualização, o Doutor Zacarias Massicame, da Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário, corrobora que a Resistência Antimicrobiana constitui um grande problema de Saúde Pública, que igualmente periga o ambiente que nos rodeia. Elucidou aos presentes e participantes virtuais que “a taxa de mortalidade causada pela Resistência Antimicrobiana é duas vezes superior à da Malária e do HIV, mas apesar disso, continua a ser negligenciada”. Dados da OMS, trazidos  ao debate, indicam que “até ao ano de 2050, cerca de 10 milhões de pessoas estarão afectadas pela Resistência Antimicrobiana, sendo essa cifra mais expressiva em relação a de outras doenças consideradas mais graves, como por exemplo o cancro, com 8.2 milhões”.

Sob a moderação do Doutor Cristiano Macuamule, da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane (FAVET-UEM), foram oradores: Diane Cumbula (IIAM-DCA), Teresa Van-Dunem (IIAM-DCA), Aquino Nhantumbo (Instituto Nacional de Saúde – INS), e Zuleca Cassamo (Fundo das Nações Unidas para a  Agricultura e Alimentação – FAO). Quatro apresentações perfizeram o evento: (i) Capacidade de Diagnóstico de RAM em Moçambique, componente animal; (ii) Resíduos de Antimicrobianos em Frangos de Corte e Miudezas; (iii) Impacto da RAM na saúde humana; e (iv) Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) dos Avicultores em Relação ao uso de Antimicrobianos e Resistência Antimicrobiana na Província de Manica

Fortalecer a colaboração multissectorial foi a principal nota recomendatória e conclusiva do evento para melhor operacionalizar quaisquer Estratégias de Combate da Resistência Antimicrobiana. Entretanto, quer os oradores quer os participantes presenciais e virtuais que intervieram foram unânimes quanto “à necessidade de um maior controlo por parte das autoridades na venda e uso de antimicrobianos”, bem como no que é atinente ao “fomento do conhecimento sobre o uso de antimicrobianos para a classe veterinária, os criadores e a população em geral”, explicando-se e disseminando-se a informação  sobre os riscos do seu uso indiscriminado e inadequado. (Roseiro Moreira e Gabriel Matsinhe, com fotos de Juvêncio dos Santos/IIAM).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021