PROJECTO TELA DIVULGA BIOTECNOLOGIA AGRÁRIA E RESULTADOS DE PESQUISA EM LICHINGA

Published by gerson changula on

Teve lugar nos dias 11 e 12 de Abril corrente, em Lichinga, na província de Niassa, o  Seminário de divulgação de resultados da testagem de milho geneticamente modificado (Milho TELA), realizada pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).  O objectivo do seminário foi de apresentar a plataforma OFAB (Fórum Aberto para a Biotecnologia Agrária) e o projecto TELA implementados pelo IIAM em parceria com a Fundação Africana para as Tecnologias Agrárias (AATF).

O seminário, contou com 35 participantes provenientes de diversas instituições, desde  governamentais,  de ensino, ONGs, representação da Embaixada da Irlanda, empresas, para além de extensionistas, produtores, líderes comunitários e jornalistas. Ao proceder à abertura do evento, a Directora Provincial de Actividades Económicas em Niassa, Eng. Sónia Miquidade, saudou a iniciativa de partilha de resultados de testagem do milho geneticamente modificado e divulgação do Fórum OFAB como sendo deveras importante no desenvolvimento da Agricultura. A dirigente do sector na província de Niassa, encorajou os participantes à sua maior participação juntando sinergias de todos atores em prol da biotecnologia agrária em Moçambique.

O primeiro dia foi caracterizado por uma sessão plenária, na qual os pesquisadores palestrantes deram a conhecer os avanços e os resultados das testagens que estão em curso desde 2018. O segundo dia foi marcado pela visita de campo na perspectiva de “ver para crer”.  O evento foi liderado pelo Dr. Pedro Fato, Coordenador do Projecto TELA, que apresentou os ensaios e as diferenças entre o milho contendo os genes contra stress hídrico e pragas. O orador realçou ainda que para o caso do stress hídrico, uma vez que a região de Lichinga não tem tido problemas de chuvas, não houve muito por ver. Entretanto, quando se avaliou a pressão das pragas, foi notória a diferença de performances de milho geneticamente modificado (Milho GMO) em termos de rendimento, comparado às variedades não modificadas, principalmente em condições em que não houve aplicação de pesticidas.

A Dra. Albertina Alage, Directora Técnica da DFDTT (Direcção de Formação, Documentação e Transferência de Tecnologias) referiu-se à missão do IIAM, de gerar tecnologias para o aumento da produção e produtividade, face aos desafios das mudanças climáticas que somos impostos entre outros, e adiantou como contrapartida o trabalho do IIAM para trazer tecnologias adequadas. Argumentou ainda Albertina Alage que  se tem no projecto TELA uma opção tecnológica a abraçar.

Por seu turno, a Directora Geral do IIAM, Professora Doutora Zélia Menete, no acto de encerramento do evento, enfatizou a necessidade de libertação ao ambiente do milho geneticamente modificado, o mais breve, “o que é uma vantagem por ser um produto nosso,  para não corrermos o risco de estarmos somente a absorver o que vem aos mercados e nos é imposto vindo de outros países”. A Directora Geral do IIAM apontou o facto de esta ser uma ferramenta que vem ajudar, e muito, a responder a problemas reais de segurança alimentar no nosso pais e exortou à participação de todos intervenientes da cadeia de valor produtiva a fazerem a sua parte. (Suzana Fernandes e Roseiro Moreira/IIAM).

Categories: Noticia

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Direitos Reservados ao IIAM 2021