Blog

VISITA DA REPRESENTANTE DO AFRICARICE

O IIAM recebeu na sexta- feira a Representante do AFRICARICE em Madagáscar, Dra Gaudiose MUJAWAMARIYA. A visita foi acompanhada pela eng Anina Manganhela da Direção de Planificação e Políticas do MADER. Estiveram no encontro a DG do IIAM, Olga Fafetine, o Director Técnico de Agronomia e Recursos Naturais, Constantino Senete, O Gestor Técnico- Administrativo do futuro Centro de Liderança na Pesquisa de Arroz em Namacurra, Hermínio Abade, a Investigadora Especialista em agronomia e processamento do arroz na Estação Agrária do Umbeluzi, Cheila Martins. Durante a visita, foram trocadas informações sobre os projectos de pesquisa em Moçambique na área do arroz e mais concretamente sobre o Projecto de Investigação e Transferência de Tecnologias de produção de arroz vaporizado. A Dra. Mujawamariya partilhou a visão do AFRICARICE sobre a sua actuação nos países membro, obrigações dos países – membro, e a perspectiva de integração de todos Centros Internacionais de Pesquisa numa ÚNICA organização a chamada ONE CGIAR. Neste encontro foram levantadas várias propostas de actividades de formação de técnicos e de pesquisa e transferência de tecnologias que possam contribuir de forma visível no aumento da produtividade dos pequenos produtores

O IIAM acolhe seminário sobre o controlo de rações para alimentação animal

A Direcção de Ciências Animais, realizou no dia 29 de Março de 2022, no IIAM-Sede, o Seminário Sobre Boas Práticas de Processamento de  Rações e Matérias Primas, no âmbito do projecto de “Apoio ao Aumento da Produção e Produtividade dos  Produtores” financiado pela USAID, com assistência técnica da FAO, implementado pelo  Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direcção Nacional de Desenvolvimento de Agricultura Familiar (DNDAF) e pelo  Instituto de Investigação Agrária de Moçambique.

O seminário surge como forma de melhorar  o nível de intervenção dos principais actores para a melhoria da qualidade das rações e matérias primas produzidas, cujo  objectivo  é: Capacitar os intervenientes da cadeia de rações e matérias-primas em boas práticas, com vista  a melhoria da qualidade e segurança dos seus produtos.

O evento contou com a presença de vinte e três (23) participantes, dos   quais, os  representantes da FAO, IIAM-DCA,  processadores de rações e matérias-primas, criadores, DPAP- Maputo e Serviços Provinciais de Actividades Económicas.

No fim do seminário, são esperados os seguintes resultados: : Potenciar os Intervenientes da cadeia de processamento de rações e matérias-primas, consciencializando-os  sobre a implementação de boas práticas de processamento, HACCP e outros instrumentos para garantir a  qualidade e segurança dos produtos; Capacitar  os participantes  na  implementação efectiva das boas práticas de higiene (BPH) e de processamento/fabricação (BPF) ao longo da cadeia das rações e matérias-primas instaladas; Melhorar o controlo interno de qualidade, através da  implementação correcta das práticas de amostragem, análise e envio de amostras aos laboratórios (uso dos resultados no autocontrolo).

Gabriel Matsinhe